Uma proposta de atividade envolvendo inscrições de polígonos em circunferências por meio do sector (1598)
Palabras clave:
Ensino de Geometria, Instrumentos matemáticos, Sector de Thomas HoodResumen
O campo de pesquisa da Educação Matemática tem suscitado discussões a respeito do saber-fazer docente e das renovações de práticas, a partir de recursos didáticos, que promovam melhoria no ensino de matemática. É diante desse contexto que recursos históricos, com o devido tratamento didático, se tornam um potencial para a exploração de conhecimentos matemáticos, como o caso do Sector de Thomas Hood (1556-1620). O Sector é um instrumento matemático do século XVI, que proporciona a mobilização de conhecimentos geométricos a partir da sua escala de cordas, como a obtenção de polígonos inscritos em circunferências, por exemplo. Diante disso, esse estudo objetiva apresentar uma proposta de atividade com base nesse instrumento, para a resolução de problemas em torno da inscrição de polígonos regulares em circunferências. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa, a partir de uma pesquisa documental, visto que o instrumento é descrito em um documento histórico. Dessa forma, são apresentados nesse trabalho o instrumento, o manuseio dele, uma proposta de atividade e as considerações finais acerca desse estudo. Com base nisso, emergem-se potencialidades didáticas a partir da utilização do instrumento Sector, para o ensino de geometria na educação básica.
Descargas
Citas
ALENCAR, Lívia Bezerra de. A construção da escala de cordas a partir do sector de Thomas Hood (1556-1620) para a compreensão de aspectos geométricos na formação inicial de professores. 2023. 96 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
ALENCAR, Lívia Bezerra DE; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na escala de cordas do Sector de Thomas Hood: possibilidades para Educação Matemática. Revemop, v. 5, p. e202310, 12 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Cap. 5. p. 77-85.
HOOD, Thomas. The making and use of the geometricall instrument, called a sector. 1aEdição. Londres: John Winds, 1598.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 342–372, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164. Acesso em: 4 out. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. São Paulo: Ciência e Educação, 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 102 PDF (Português (Brasil)) downloads: 61
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lívia Bezerra de Alencar, Ana Carolina Costa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.