REALIZANDO MULTIPLICAÇÕES POR MEIO DAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DE WILLIAM OUGHTRED: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE

Autores

Palavras-chave:

Duas Réguas para Cálculo, William Oughtred, Operação de Multiplicação

Resumo

Mediante as diversas pesquisas que veem sendo desenvolvidas no cenário acadêmico, no que tange a História da Matemática ressalta-se a busca por recursos provenientes da história que possam se tornar aparatos didáticos e assim contribuir para o ensino de algum conteúdo matemático. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade utilizando as Duas Réguas para Cálculo, um instrumento matemático do século XVII criado por William Oughtred (1574-1660), por meio de uma prática laboratorial. Para que haja a completa compreensão do que se trata a prática proposta, o artigo apresenta um percurso contendo introdução, apresentação sobre o instrumento matemático e seu manuseio, a fim de ao longo da prática laboratorial seja realizado uma reflexão acerca do algoritmo tradicional de multiplicação com o método de multiplicação empregado por William Oughtred com seu instrumento. Dessa forma, propõe-se que haja a incorporação das Duas Réguas para Cálculo no ensino básico ou mesmo na formação inicial e continuada de professores de Matemática, uma vez que pode ser considerado como uma possível contribuição para a ressignificação do conceito de multiplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Kawoana da Costa Soares, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolveu projeto na área da Educação Matemática, tendo trabalhado principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALVES, V. B. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAJORI, F. William Oughtred: a great seventeenth-century teacher of mathematics. Chicago: The Open Court Publishing Company, 1916.

CASTILLO, A. R. M.; SAITO, F. Algumas considerações sobre o uso do báculo (baculum) na elaboração de atividades que articulam história e ensino de matemática. In: SALAZAR, J. F.; GUERRA, F. U. Investigaciones En Educación Matemática. Lima: Fondo Editorial PUCP, 2016. p. 237-251.

LIMA, A. C. B., et al. Primeiras impressões contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre História e ensino de Matemática. Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 47-66, 23 dez. 2021. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

LIMA, A. C. B.; SOARES, K. da C.; PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos e matemáticos incorporados na construção da escala dos Números de William Oughtred (1574-1660). In: COSTA, E. A. da S.; FREITAS, B. M.; DANTAS, J. P. (org.). Diálogos entre escola e universidade na formação continuada. Fortaleza: Imprece, 2022. Cap. 6. p. 94-109.

LIMA, A. C. B.; SOARES, K. da C.; PEREIRA, A. C. C. Diálogo sobre os conhecimentos aritméticos contidos na manipulação das duas réguas para cálculo de William Oughtred. Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), v. 7, p. 1-18, jul. 2023. Anual.

MARTINS, E. B. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Ifce, Fortaleza, 2019.

OUGHTRED, W. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Augustine Mathewes, 1633.

OUGHTRED, W. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. London: Elias Allen, 1639.

SAITO, F.; DIAS, M. da S. Possíveis fontes para a História da Matemática: Explorando os tratados que versam sobre construção e o uso de instrumentos “matemáticos do século XVI”. In: Anais do 13 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia _ FFLCH USP, v. 13, p. 1099-1110, 2012.

SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016.

SANTOS, A. G. dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em matemática. 2022. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Ifce, Fortaleza, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 103
  • PDF downloads: 135

Como Citar

LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. REALIZANDO MULTIPLICAÇÕES POR MEIO DAS DUAS RÉGUAS PARA CÁLCULO DE WILLIAM OUGHTRED: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–9, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/99. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula