Um levantamento nacional e internacional de pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou tratados antigos

Autores

Palavras-chave:

Instrumentos históricos de medida, Tratados antigos, Geometria e trigonometria, Levantamento nacional, Levantamento internacional

Resumo

Durante muito tempo o ensino de matemática foi ministrado com ênfase nos seus ramos, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular e suas orientações, apesar de ainda se ter as unidades temáticas, começou-se a propor por meio das competências e de suas habilidades, a articulação entre diferentes campos da matemática, assim como, com outras áreas e recursos. Assim, esse estudo tem como intuito, conhecer pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos, por meio de instrumentos ou tratados antigos. Para alcançar esse intuito, fez-se uma revisão de literatura, de forma a realizar um levantamento de pesquisas (artigos, capítulos de livros, livros, teses, dissertações) em quatro bases, sendo elas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Períodos CAPES e Bielefeld Academic Search Engine (BASE). Como critério de inclusão desses estudos foi definido que: suas publicações tenham ocorrido nos últimos cinco anos (2018 e 2022); abordem ou articulem saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou documentos antigos. Durante a seleção dos estudos foram levados em consideração na leitura, o título, o resumo, as palavras-chave, o sumário e resultados. Ao todo foram encontrados apenas três estudos, que trouxeram claramente a abordagem desses dois saberes, geométricos e trigonométricos, por meio de instrumentos de medida, entre eles, o teodolito, o quadrante e a balhestilha. E nenhuma pesquisa envolveu tratados antigos. Durante a análise pode-se ver que as três dissertações não articulavam esses saberes entre si por meio dos instrumentos, mas em cada momento do processo de construção ou uso do artefato, era mobilizado tal saber matemático específico do ramo da matemática. Assim, esse cenário mostra que ainda há um número reduzido de estudos que articulam saberes geométricos com trigonométricos, e principalmente, quando se trata de instrumentos históricos de medida, ou tratados antigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

BOOTE, David N.; BEILE, Penny. Scholars Before Researchers: On the Centrality of the Dissertation Literature Review in Research Preparation. Educational Researcher, online, v. 34, n. 6, p. 3–15, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018.

CASTILLO, Ana Rebeca Marinho; SAITO, Fumikazu. Algumas considerações sobre o uso do báculo (BACULUM) na elaboração de atividades que articulam história e ensino de matemática. In: FLORES SALAZAR, J.; UGARTE GUERRA, F.. (Org.). Investigaticiones en Educatión Matemática. 1ed.Lima: Fondo Editorial PUCP, 2016, v. , p. 237-251.

CRESWELL, John W.. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. Tradução: Magda Lopes.

LEAL, Cristianni Antunes. Sequência Didática. Produto educacional para a pesquisa. Brincando em sala de aula: Uso de jogos cooperativos no ensino de ciências. IFBA. 2011.

LUCISANO, Silvana Valdívia Najar. Contexto matemático inserido na vivência de agrimensura. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013. 277 p.

RAMOS, Cassiano Henrique Monteiro Corrêa. Geometria e trigonometria aplicadas na topografia: uma alternativa para a interdisciplinaridade e a contextualização. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

SAITO, Fumikazu. Algumas considerações historiográficas. In: SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-01-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 131
  • PDF downloads: 123

Como Citar

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um levantamento nacional e internacional de pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou tratados antigos. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/94. Acesso em: 17 maio. 2024.