Um levantamento nacional e internacional de pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou tratados antigos
Palavras-chave:
Instrumentos históricos de medida, Tratados antigos, Geometria e trigonometria, Levantamento nacional, Levantamento internacionalResumo
Durante muito tempo o ensino de matemática foi ministrado com ênfase nos seus ramos, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular e suas orientações, apesar de ainda se ter as unidades temáticas, começou-se a propor por meio das competências e de suas habilidades, a articulação entre diferentes campos da matemática, assim como, com outras áreas e recursos. Assim, esse estudo tem como intuito, conhecer pesquisas que mobilizaram ou articularam saberes geométricos e trigonométricos, por meio de instrumentos ou tratados antigos. Para alcançar esse intuito, fez-se uma revisão de literatura, de forma a realizar um levantamento de pesquisas (artigos, capítulos de livros, livros, teses, dissertações) em quatro bases, sendo elas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Períodos CAPES e Bielefeld Academic Search Engine (BASE). Como critério de inclusão desses estudos foi definido que: suas publicações tenham ocorrido nos últimos cinco anos (2018 e 2022); abordem ou articulem saberes geométricos e trigonométricos por meio de instrumentos ou documentos antigos. Durante a seleção dos estudos foram levados em consideração na leitura, o título, o resumo, as palavras-chave, o sumário e resultados. Ao todo foram encontrados apenas três estudos, que trouxeram claramente a abordagem desses dois saberes, geométricos e trigonométricos, por meio de instrumentos de medida, entre eles, o teodolito, o quadrante e a balhestilha. E nenhuma pesquisa envolveu tratados antigos. Durante a análise pode-se ver que as três dissertações não articulavam esses saberes entre si por meio dos instrumentos, mas em cada momento do processo de construção ou uso do artefato, era mobilizado tal saber matemático específico do ramo da matemática. Assim, esse cenário mostra que ainda há um número reduzido de estudos que articulam saberes geométricos com trigonométricos, e principalmente, quando se trata de instrumentos históricos de medida, ou tratados antigos.
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