UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO O TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO

Autores

Resumo

Esse artigo é uma sugestão para a sala de aula da Educação Básica e tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino da operação de multiplicação por meio da história da matemática. Em particular, é apresentado o instrumento de cálculo do século XVII intitulado Tabuleiro de Xadrez proposto no tratado Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgula... (1617) de John Napier (1550 – 1617). Este instrumento de cálculo é baseado no método da Aritmética de Localização que realiza operações matemáticas a partir do movimento das peças sobre números dispostos no Tabuleiro. Ele possui potencialidades didáticas que podem ser exploradas nas aulas de matemática da Educação Básica, principalmente devido sua essência lúdica, sendo comparado a um jogo. Dessa forma, considera-se um excelente recurso histórico para adentrar o ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática, em particular na confecção de atividades para o ensino de Aritmética, via instrumentos matemáticos históricos, voltado para formação de professores de matemática.

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e graduado em Licenciatura em Matemática, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALMEIDA, Jeniffer Pires de. A operação de multiplicação no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o estudo de conceitos matemáticos na formação do professor. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023.

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A reconstrução dos círculos de proporção no GeoGebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–28, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (Matemática) / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal do Ceará, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.

MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 154–166, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.246.

NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas Libri Duo: cum appendice de expeditíssimo multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrew Hart, 1617.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de atividade com o instrumento jacente no plano para o nono ano do ensino fundamental com foco na semelhança de triângulos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20–27, 2020.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 38-56, 2023.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista Impa, v. 4, n. 1, p. e023000, 2023.

SAITO, Fumizaku. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–8, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 14
  • PDF downloads: 7

Como Citar

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO O TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO . Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/105. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula