OS VERSOS DE LĪLAVĀTĪ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA REGRA DE TRÊS SIMPLES E DIRETA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Aritmética, Regra de três simples e direta, Līlavātī, Bhāskarācārya, História da Matemática

Resumo

A História da Matemática vem se destacando como fornecedora de recursos para o ensino de Matemática. Entre esses, encontram-se os documentos históricos, cujo uso possibilita a construção e a reconstrução de conhecimentos matemáticos. Nesse contexto, este artigo tem o intuito de contribuir com sugestão de recurso didático envolvendo a História da Matemática para professores da Educação Básica, principalmente, no que se refere a problemas com conceitos de regra de três simples e direta. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental, tendo como fonte principal o tratado Līlavātī, elaborado por Bhāskarācārya, no século XII. Dessa forma, foi perceptível que conceitos, regras e problemas propostos nesse tratado podem vir a ser potencialmente didáticos para discussões das relações entre as grandezas, mostrando ainda aspectos da cultura indiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dianara Figueirêdo Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Quixadá - CE. Membro do: Grupo de Estudo em Educação Matemática da FECLESC (GEEM), do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) -UECE e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docente (FORPRO) - (UECE). Atualmente tem interesse nas seguintes áreas de pesquisas: Educação Matemática, História da Matemática e Formação de Professores, História da Matemática no Brasil, História da Matemática e Ensino.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em História de Matemática, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

Referências

ACHARYA, Bhascara Acharyabhascara. Bija Ganita: or, the algebra of the hindus. London: W. Glendinning, 1813. Tradução de: Edward Strachey.

BHĀSKARĀCĀRYA. Līlavātī of Bhāskarācārya: A Treatise of Mathematics of Vedic Tradition. Tradução: Krishnaji S. Patwardhan, Somashekhara A. Naimpally e Shyam L. Singh. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2006.

BHĀSKARĀCĀRYA. Lilawati: or a treatise on Arithmetic and Geometry. Tradução: John Taylor. Bombay: Literary society of Bombay, 1816.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução: Helena Castro. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAMPOS NETO, A. A. M. O Hinduísmo, o direito Hindu, o direito Indiano. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 104, p. 71-111, 2009.

EVES, H. Introdução a história da matemática. Tradução: Hygino Domingues. 5. ed. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2011.

FREIRE, D. F.; PEREIRA, A. C. C. Uma breve descrição do tratado Līlāvatī Of Bhāskarācārya do Século XII. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 10, p. 119-135, 2021.

JOSEPH, G. G. Indian Mathematics: Engaging with the Word from Ancient to Modern Time. Canadá: World Scientific, 2016.

PATWARDHAN, K. S.; NAIMPALLY, S. A.; SINGH, S. L. Introduction. In: A Teatrise of Mathematics of Vedic Tradition. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2006.

PLOFKER, K. Mathematics in India. Estados Unidos: Princeton University Press, 2008.

SILVA, D. P. A invariável prática da regra de três na escola. Tese. (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2017.

SILVA, I. C. da; SILVA, J. H. da; PEREIRA, A. C. C. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 78–87, 2018.

TAYLOR, J. Introduction. In: Lilawati: or a treatise on Arithmetic and Geometry. BHĀSKARĀCĀRYA. Bombay: Literary society of Bombay, 1816.

Downloads

Publicado

2022-03-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 348
  • PDF downloads: 347

Como Citar

FREIRE, Dianara Figueirêdo; PEREIRA, Ana Carolina Costa. OS VERSOS DE LĪLAVĀTĪ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA REGRA DE TRÊS SIMPLES E DIRETA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/77. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula