Uma proposta de atividade envolvendo inscrições de polígonos em circunferências por meio do sector (1598)

Authors

Keywords:

Ensino de Geometria, Instrumentos matemáticos, Sector de Thomas Hood

Abstract

O campo de pesquisa da Educação Matemática tem suscitado discussões a respeito do saber-fazer docente e das renovações de práticas, a partir de recursos didáticos, que promovam melhoria no ensino de matemática. É diante desse contexto que recursos históricos, com o devido tratamento didático, se tornam um potencial para a exploração de conhecimentos matemáticos, como o caso do Sector de Thomas Hood (1556-1620). O Sector é um instrumento matemático do século XVI, que proporciona a mobilização de conhecimentos geométricos a partir da sua escala de cordas, como a obtenção de polígonos inscritos em circunferências, por exemplo. Diante disso, esse estudo objetiva apresentar uma proposta de atividade com base nesse instrumento, para a resolução de problemas em torno da inscrição de polígonos regulares em circunferências. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa, a partir de uma pesquisa documental, visto que o instrumento é descrito em um documento histórico. Dessa forma, são apresentados nesse trabalho o instrumento, o manuseio dele, uma proposta de atividade e as considerações finais acerca desse estudo. Com base nisso, emergem-se potencialidades didáticas a partir da utilização do instrumento Sector, para o ensino de geometria na educação básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará - UECE

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2023), foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi bolsista também pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e bolsista de monitoria da disciplina de Prática de Ensino I pela Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

References

ALENCAR, Lívia Bezerra de. A construção da escala de cordas a partir do sector de Thomas Hood (1556-1620) para a compreensão de aspectos geométricos na formação inicial de professores. 2023. 96 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

ALENCAR, Lívia Bezerra DE; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na escala de cordas do Sector de Thomas Hood: possibilidades para Educação Matemática. Revemop, v. 5, p. e202310, 12 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Cap. 5. p. 77-85.

HOOD, Thomas. The making and use of the geometricall instrument, called a sector. 1aEdição. Londres: John Winds, 1598.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 342–372, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164. Acesso em: 4 out. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. São Paulo: Ciência e Educação, 2013.

Published

2024-07-11

Métricas


Visualizações do artigo: 102     PDF (Português (Brasil)) downloads: 61

How to Cite

ALENCAR, Lívia Bezerra de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de atividade envolvendo inscrições de polígonos em circunferências por meio do sector (1598). Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/111. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)