NÚMEROS IRRACIONAIS NA ANTÍGUIDADE GREGA CLÁSSICA

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Palavras-chave:

História da Matemática, Números Irracionais, Grécia Antiga

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliográfico, que tratou sobre como os Números Irracionais desenvolveram-se no contexto da Grécia Antiga. Nele encontra-se a evolução deste conhecimento na Grécia Antiga, a partir das comunidades de estudo, dos Pitagóricos (ca. 550 a.C.) e da Escola de Platão (ca. 387 a.C), ambas eram centros de conhecimento de destaque durante a época da antiguidade clássica (período entre o século VIII a.C. e o século V d.C.). As fontes de pesquisa foram artigos científicos, livros de história da matemática e trabalhos acadêmicos. Os resultados indicam que embora haja evidências de que os irracionais já fossem manipulados em outras civilizações, foi na Grécia Antiga que tiveram um tratamento mais conceitual. Sendo dos Pitagóricos, a possível descoberta do conceito de número irracional, mas este contexto foi acompanhado de fatores que dificultavam o avanço desse conhecimento. Após isso, o estudo dos números irracionais passou a ter maior destaque por volta de 387 a.C. na Escola de Platão, onde muitos membros os manipulavam de forma mais adequada e com mais aceitação.

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Biografia do Autor

Rafael Lameira Barros, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019); Especialização em Docência e Prática de Ensino em Matemática pela Faculdade Descomplica (2021). Especialização em Didática e Metodologias Ativas para Aprendizagem pela Faculdade Descomplica (2021). Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pelo PPGEM/UEPA (2021). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Matemática Financeira e Cálculo Diferencial e Integral.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988); Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi diretor, no período de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013.

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Publicado

2022-04-27
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Como Citar

BARROS, Rafael Lameira; SÁ, Pedro Franco de. NÚMEROS IRRACIONAIS NA ANTÍGUIDADE GREGA CLÁSSICA. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/81. Acesso em: 2 maio. 2024.