NÚMEROS IRRACIONAIS NA ANTÍGUIDADE GREGA CLÁSSICA
Palavras-chave:
História da Matemática, Números Irracionais, Grécia AntigaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliográfico, que tratou sobre como os Números Irracionais desenvolveram-se no contexto da Grécia Antiga. Nele encontra-se a evolução deste conhecimento na Grécia Antiga, a partir das comunidades de estudo, dos Pitagóricos (ca. 550 a.C.) e da Escola de Platão (ca. 387 a.C), ambas eram centros de conhecimento de destaque durante a época da antiguidade clássica (período entre o século VIII a.C. e o século V d.C.). As fontes de pesquisa foram artigos científicos, livros de história da matemática e trabalhos acadêmicos. Os resultados indicam que embora haja evidências de que os irracionais já fossem manipulados em outras civilizações, foi na Grécia Antiga que tiveram um tratamento mais conceitual. Sendo dos Pitagóricos, a possível descoberta do conceito de número irracional, mas este contexto foi acompanhado de fatores que dificultavam o avanço desse conhecimento. Após isso, o estudo dos números irracionais passou a ter maior destaque por volta de 387 a.C. na Escola de Platão, onde muitos membros os manipulavam de forma mais adequada e com mais aceitação.
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