INCRÍVEL HISTÓRIA DO NÚMERO PI

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Números Irracionais, Número

Resumo

O tema abordado neste artigo foi o pi, que é um número irracional, o qual possui grande significância no campo da Matemática, por estar ligado à solução de vários problemas e por ser dotado de um conjunto grande de histórias ricas em detalhes. Diante disso, o objetivo adotado neste trabalho, foi mostrar alguns recortes da história do número pi, quanto a sua concepção por civilizações antigas e por matemáticos, como também, quanto a sua formalização, com o intuito de conectar a História da Matemática com os assuntos de matemática ensinados em sala de aula. Este trabalho apresenta como resultado, um conjunto de informações sobre como alguns matemáticos/povos conceberam a ideia de pi, bem como sobre de que modo se iniciou o processo de sua formalização referente à irracionalidade e transcendência de pi. Essas informações serviram para o planejamento e construção de uma revista em História em Quadrinhos (HQ), que hoje se encontra publicada pelos autores deste artigo, em um dos capítulos de um livro digital da eduCAPES, sendo essa HQ um recurso muito importante para desenvolver o ensino de Números Irracionais na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lameira Barros, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019); Especialização em Docência e Prática de Ensino em Matemática pela Faculdade Descomplica (2021). Especialização em Didática e Metodologias Ativas para Aprendizagem pela Faculdade Descomplica (2021). Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pelo PPGEM/UEPA (2021). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Matemática Financeira e Cálculo Diferencial e Integral.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988); Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi diretor, no período de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013.

Referências

CARVALHO, Sônia Pinto de. A área e o perímetro de um círculo. 1º Colóquio de Matemática da Região Sudeste. Minas Gerais, 2011.

DELLAJUSTINA, F. J.; MARTINS, L. C. Poderia Arquimedes ter calculado π com areia e um bastão? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, Joinville-SC, 2014.

GARBI, G. G. O Romance das Equações Algébricas. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2ª edição, 2007.

GASPAR, Maria Terezinha; MAURO, Suzeli. Explorando a Geometria Através da História da Matemática e da Etnomatemática. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.

GRILLI, Alexandre; et al. ROTEIRO: Determinando o Número pi. 2011. Disponível em: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20112/SLC0596-1/Pi%20Roteiro%20Pi.pdf. Acesso em: 20 de abr. de 2020.

LOPES, A. C. M.; SÁ, F. P. de. Números Reais: aspectos históricos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, n. 9, p. 79-90, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/56/46. Acesso em: 24 de abr. de 2020.

LUBECK, K. R. M.; LUBECK, M. L. Tópicos Sobre o “Pi” e os Números Reais. V Bienal da SBM, 2010.

MACHADO, Djeison. Propostas Didáticas para o Ensino do Número pi. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

OLIVEIRA, Fernando Neres de. Uma prova elementar da irracionalidade de pi. Revista Eletrônica Paulista de Matemática, n.13, [online], 2018.

OLIVEIRA, Jaqueline. Tópicos Selecionados de Trigonometria e sua História. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2010. Disponível em https://www.dm.ufscar.br/graduacao/attachments/article/156/313530.pdf. Acesso em 03 de Jul. de 2021.

OLIVEIRA, J. C.; GOMES, C. C. Números Irracionais e Transcendentes. 2009. 61 f. TCC (Professor Especialista em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Virtual do Maranhão, Imperatriz, 2009.

PEREIRA, Arminda Manuela Queimado. Equações Algébricas: alguns episódios históricos. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática para Professores) – Faculdade de Ciências e Matemática. Universidade de Lisboa. Lisboa (Portugal), 2017. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/30373. Acesso em 03 de Jul. de 2021.

TADEU, E. V. C. et al. Determinação do número pi por meio de uma rede quadrada de resistores idênticos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, nº 2, [ONLINE], 2018.

VASCONCELOS, Daniel Victor Menezes de. Números Irracionais: uma abordagem para o ensino básico. 2016. 42 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2016.

VENDEMIATTI, Aloísio Daniel. A Quadratura do Círculo e a Gênese do Número π. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

2022-04-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1104
  • PDF downloads: 644

Como Citar

BARROS, Rafael Lameira; SÁ, Pedro Franco de. INCRÍVEL HISTÓRIA DO NÚMERO PI. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/80. Acesso em: 2 maio. 2024.