A INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E MATEMÁTICA UMA VISÃO HISTÓRICO-PEDAGÓGICA

Autores

  • Ubiratan D'Ambrosio Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Resumo

O objetivo do trabalho é tecer algumas considerações sobre História e Historiografia, com especial atenção à Matemática, e sobre a natureza da Matemática, relacionando essas reflexões com a Educação Matemática. Essencialmente, o trabalho gira em torno de uma questão ampla: o que é, para quem é, e para que serve a História da Matemática? Essas questões nos levam a tecer considerações de natureza histórica no ensino da matemática. Há algumas sugestões para o professor e as referências são, na sua maioria, facilmente acessíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan D'Ambrosio, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.

Downloads

Publicado

2021-06-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1575
  • PDF downloads: 1146

Como Citar

D'AMBROSIO, Ubiratan. A INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E MATEMÁTICA UMA VISÃO HISTÓRICO-PEDAGÓGICA. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 41–64, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/67. Acesso em: 2 maio. 2024.