Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos

Autores

Palavras-chave:

Escala dos números, Interface entre história e ensino de matemática, Ensino de matemática

Resumo

No âmbito da pesquisa em Educação Matemática vários temas estão em voga direcionados para o ensino e aprendizagem de Matemática. Dentre os estudos realizados nesse campo de investigação, destaca-se aqueles que abordam um recurso didático proveniente da história em busca de uma interface com o ensino de Matemática. Nesse sentido, escolheu-se para este artigo a escala dos números apresentada no tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626) publicado em 1623 como uma das escalas inscritas no instrumento Crosse-staffe. Diante da seleção dessa escala como recurso didático, traçou-se o objetivo de elaborar uma atividade com o uso da escala dos números para a mobilização de conhecimentos matemático. Com isso, explorou-se a escala dos números e sua manipulação para obter a média proporcional de dois números, a partir disso foi desenvolvida uma atividade voltada para sala de aula em que o professor pode focar, particularmente, no conhecimento de raiz quadrada, média geométrica e progressão geométrica.

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Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019), mestrado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (2022) e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

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2022-09-22
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Como Citar

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 1–8, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/89. Acesso em: 17 maio. 2024.

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