Atividade histórica usando a escala dos números de Edmund Gunter para mobilização de saberes matemáticos
Palavras-chave:
Escala dos números, Interface entre história e ensino de matemática, Ensino de matemáticaResumo
No âmbito da pesquisa em Educação Matemática vários temas estão em voga direcionados para o ensino e aprendizagem de Matemática. Dentre os estudos realizados nesse campo de investigação, destaca-se aqueles que abordam um recurso didático proveniente da história em busca de uma interface com o ensino de Matemática. Nesse sentido, escolheu-se para este artigo a escala dos números apresentada no tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626) publicado em 1623 como uma das escalas inscritas no instrumento Crosse-staffe. Diante da seleção dessa escala como recurso didático, traçou-se o objetivo de elaborar uma atividade com o uso da escala dos números para a mobilização de conhecimentos matemático. Com isso, explorou-se a escala dos números e sua manipulação para obter a média proporcional de dois números, a partir disso foi desenvolvida uma atividade voltada para sala de aula em que o professor pode focar, particularmente, no conhecimento de raiz quadrada, média geométrica e progressão geométrica.
Downloads
Referências
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balestilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. Hipátia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 40-51, jun. 2017. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/265. Acesso em: 12 jul. 2021.
GUNTER, Edmund. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments, For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1623.
MENDES, Iran Abreu. Atividades históricas para o ensino de Trigonometria. Em:
MIGUEL, Antonio e outros (Org.). História da matemática em Atividades
Didáticas. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009. p. 105-178.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus RamusThe concept of perpendicularity and parallelism mobilized in an activity with the use of the baculum (1636) of Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 405-432, 29 abr. 2019. Portal de Revistas PUC SP. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p405-432.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Questões didáticas envolvendo as escalas do Cross-Staff (1623) elaborado por Edmund Gunter. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 10, n. 1/2, p. 105-118, out. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/55019. Acesso em: 05 out. 2021.
SANTOS, Andressa Gomes dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em matemática. 2022. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2022.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Possibilidades didáticas a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter no uso da proporção contínua para a formação do professor de Matemática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – Encitec, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 05-22, 25 jul. 2022a. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v12i2.536.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, [S.L.], v. 22, n. 45, p. 67-81, 6 set. 2022b. Revista Brasileira de Historia da Matematica - RBHM. http://dx.doi.org/10.47976/rbhm2022v22n4567-81.
SANTOS, Andressa Gomes dos; OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 8, n. 15, p. 17-36, 9 out. 2020. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x08152020017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17299. Acesso em: 11 out. 2020.
TAYLOR, Eva Germaine Rimington. The mathematical practitioners of Tudor and Stuart England. Cambridge: At The University Press, 1968.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 209 PDF downloads: 87
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.