OS VERSOS DE LĪLAVĀTĪ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA REGRA DE TRÊS SIMPLES E DIRETA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palabras clave:
Ensino de Aritmética, Regra de três simples e direta, Līlavātī, Bhāskarācārya, História da MatemáticaResumen
A História da Matemática vem se destacando como fornecedora de recursos para o ensino de Matemática. Entre esses, encontram-se os documentos históricos, cujo uso possibilita a construção e a reconstrução de conhecimentos matemáticos. Nesse contexto, este artigo tem o intuito de contribuir com sugestão de recurso didático envolvendo a História da Matemática para professores da Educação Básica, principalmente, no que se refere a problemas com conceitos de regra de três simples e direta. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental, tendo como fonte principal o tratado Līlavātī, elaborado por Bhāskarācārya, no século XII. Dessa forma, foi perceptível que conceitos, regras e problemas propostos nesse tratado podem vir a ser potencialmente didáticos para discussões das relações entre as grandezas, mostrando ainda aspectos da cultura indiana.
Descargas
Citas
ACHARYA, Bhascara Acharyabhascara. Bija Ganita: or, the algebra of the hindus. London: W. Glendinning, 1813. Tradução de: Edward Strachey.
BHĀSKARĀCĀRYA. Līlavātī of Bhāskarācārya: A Treatise of Mathematics of Vedic Tradition. Tradução: Krishnaji S. Patwardhan, Somashekhara A. Naimpally e Shyam L. Singh. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2006.
BHĀSKARĀCĀRYA. Lilawati: or a treatise on Arithmetic and Geometry. Tradução: John Taylor. Bombay: Literary society of Bombay, 1816.
BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução: Helena Castro. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAMPOS NETO, A. A. M. O Hinduísmo, o direito Hindu, o direito Indiano. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 104, p. 71-111, 2009.
EVES, H. Introdução a história da matemática. Tradução: Hygino Domingues. 5. ed. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2011.
FREIRE, D. F.; PEREIRA, A. C. C. Uma breve descrição do tratado Līlāvatī Of Bhāskarācārya do Século XII. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 10, p. 119-135, 2021.
JOSEPH, G. G. Indian Mathematics: Engaging with the Word from Ancient to Modern Time. Canadá: World Scientific, 2016.
PATWARDHAN, K. S.; NAIMPALLY, S. A.; SINGH, S. L. Introduction. In: A Teatrise of Mathematics of Vedic Tradition. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2006.
PLOFKER, K. Mathematics in India. Estados Unidos: Princeton University Press, 2008.
SILVA, D. P. A invariável prática da regra de três na escola. Tese. (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2017.
SILVA, I. C. da; SILVA, J. H. da; PEREIRA, A. C. C. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 78–87, 2018.
TAYLOR, J. Introduction. In: Lilawati: or a treatise on Arithmetic and Geometry. BHĀSKARĀCĀRYA. Bombay: Literary society of Bombay, 1816.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 465 PDF (Português (Brasil)) downloads: 469
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dianara Figueirêdo Freire, Ana Carolina Costa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.