NAVEGANDO POR UM PANORAMA HISTÓRICO SOBRE LOGARITMOS

uma proposta de atividade

Autores

Palavras-chave:

Logaritmos, História da Matemática, Teoria da Objetivação

Resumo

O desenvolvimento dos logaritmos ocorreu conforme a necessidade humana de resolver com mais agilidade cálculos extensos. Com isso, John Napier (1550-1617) em colaboração de Henry Briggs (1561-1630) estudaram logaritmos na base dez, posteriormente utilizados por Edmund Gunter (1581-1626) para elaborar a escala dos números. Considerando essa escala como artefato histórico, objetiva-se propor uma atividade sobre a propriedade de multiplicação dos logaritmos utilizando a escala dos números. Para isso, utilizou-se fundamentos da Teoria da Objetivação – TO para o desenvolvimento da atividade, resultando em uma proposta que mobiliza elementos básicos de logaritmo findando em uma sistematização matemática sobre a propriedade do logaritmo de um produto. Conclui-se que a atividade se estabelece como uma opção para que o professor de matemática possa mobilizar conceitos associados aos logaritmos, especialmente à propriedade da multiplicação de logaritmos de mesma base com o potencial de ser ampliada para abordar outros elementos voltados a esse assunto matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) , licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática.

Referências

ASH, Eric H. Power, Knowledge, and expertise in Elizabethan England. [S.I.]: The Johns Hopkins University Press, 2004.

BRIGGS, Henry. Logarithmorum Chilias Prima. London, 1617.

CORMACK, Lesley B. Introduction: Practical Mathematics, Practical Mathematicians, and the Case for Transforming the Study of Nature. In: CORMACK, Lesley B.; WALTON, Steven A.; SCHUSTER, John A. (ed.). Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. 45. ed. Cham: Springer, 2017. (Studies in History and Philosophy of Science).

GUNTER, Edmund. The Description and vse of the Sector, the Crosse-Staffe, and other Instruments, for such as Are Studious of Mathematicall Practise. London: William Jones, 1623.

HIGTON, Hester Katharine. Elias Allen and the Role of Instruments in Shaping the Mathematical Culture of Seventeentli-Century England. 1996. 329 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doctor Of Philosophy (phd), Department Of The History And Philosophy Of Science, University Of Cambridge, Cambridge, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.17863/CAM.16170. Acesso em: 31 maio 2020.

KIDWELL, Peggy Aldrich. Useful instruction for practical people: early printed discussions of the slide rule in the US. IEEE Annals of the History of Computing, v. 37, n. 1, p. 36-43, 2015.

PATERSON, Daniel. Paterson's British Itinerary, being a new and accurate delineation and description of the direct and principal cross Roads of Great Britain. 1785. Disponível em: https://www.bl.uk/collection-items/patersons-british-itinerary. Acesso em: 27 abr. 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos Históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (História da Matemática para o Ensino).

RADFORD, L. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 2015.

ROEGEL, Denis. A reconstruction of the tables of Briggs’ Arithmetica logarithmica (1624). Hal-Inria, [S.I.], p. 3-334, 11 jan. 2011.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação (bauru), [s.l.], v. 19, n. 1, p.89-111, 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/236009323_Interface_entre_historia_da_matematica_e_ensino_uma_atividade_desenvolvida_com_base_num_documento_do_seculo_XVI>. Acesso em: 31 jul. 2019.

SANGWIN, Christopher J. Edmund Gunter and the sector. School of Mathematics and Statistics, Birmingham, [S.I.]. p. 1-6, 2003.

SANTOS, Andressa Gomes dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática. 2022. 222f. 2022. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –Instituto Federal do Ceará, Fortaleza.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 8, n. 23, p. 707-720, 17 jun. 2021. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4922.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 22, n. 45, p. 67-81, 2022a.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Possibilidades didáticas a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter no uso da proporção contínua para a formação do professor de Matemática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista–ENCITEC, v. 12, n. 2, p. 05-22, 2022b.

Downloads

Publicado

2023-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 5
  • PDF downloads: 6

Como Citar

SANTOS, Andressa Gomes dos. NAVEGANDO POR UM PANORAMA HISTÓRICO SOBRE LOGARITMOS: uma proposta de atividade. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–9, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/101. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula