A Matemática por trás da Balestilha
Palavras-chave:
Balestilha, MatemáticaResumo
Há algum tempo temospensado em como apresentaraosalunosdo Ensino Médio uma matemática mais aplicável,que eles possam visualizara importância de conteúdosestudadosna Educação Básica. Neste momento pensamos que a História da Matemática pode entrar em sala de aula como uma atividade,que se refere à investigação de cópiasde instrumentosantigose outrosartefatos,reconstruídoscom base em fontes históricas.Quase todos os instrumentos de tecnologia antiga e moderna incorporam muita matemática,escondido no próprio instrumento e acessíveissó atravésde uma análise cuidadosa e intencional.(BUSSI,2000).
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Luis de. Instrumentos de Navegação. Lisboa: Comissão NacionalPara AsComemoraçõesdosDescobrimentosPortugueses,10-29,1988.
BUSSI, Maria G. Bartolini. Ancient instruments in the modern classroom. FAUVEL,John;MAANEN,Jan Van.(Eds.).History in mathematics education: the ICMI Study.Dordrecht/Boston/London:Kluwer Academic Publishers,vol.6,343-350,2000.
MOREY, Bernadete; MENDES, Iran Abreu. Conhecimentos matemáticos na época dasnavegações.Rio Grande do Norte:Sbhmat,2005.
PIMENTEL,Manuel.Arte de navegar.Lisboa:na Officina de MiguelManescalda Costa,Impressordo Santo Officio,1762.
SAITO, Fumikazu. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história,ensino e aprendizagem de matemática.REMATEC, Natal(RN),ano 9,n.16,maio-ago.,2014,p.25 – 47.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 273 PDF downloads: 446
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.