A Matemática por trás da Balestilha
Palabras clave:
Balestilha, MatemáticaResumen
Há algum tempo temospensado em como apresentaraosalunosdo Ensino Médio uma matemática mais aplicável,que eles possam visualizara importância de conteúdosestudadosna Educação Básica. Neste momento pensamos que a História da Matemática pode entrar em sala de aula como uma atividade,que se refere à investigação de cópiasde instrumentosantigose outrosartefatos,reconstruídoscom base em fontes históricas.Quase todos os instrumentos de tecnologia antiga e moderna incorporam muita matemática,escondido no próprio instrumento e acessíveissó atravésde uma análise cuidadosa e intencional.(BUSSI,2000).
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Luis de. Instrumentos de Navegação. Lisboa: Comissão NacionalPara AsComemoraçõesdosDescobrimentosPortugueses,10-29,1988.
BUSSI, Maria G. Bartolini. Ancient instruments in the modern classroom. FAUVEL,John;MAANEN,Jan Van.(Eds.).History in mathematics education: the ICMI Study.Dordrecht/Boston/London:Kluwer Academic Publishers,vol.6,343-350,2000.
MOREY, Bernadete; MENDES, Iran Abreu. Conhecimentos matemáticos na época dasnavegações.Rio Grande do Norte:Sbhmat,2005.
PIMENTEL,Manuel.Arte de navegar.Lisboa:na Officina de MiguelManescalda Costa,Impressordo Santo Officio,1762.
SAITO, Fumikazu. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história,ensino e aprendizagem de matemática.REMATEC, Natal(RN),ano 9,n.16,maio-ago.,2014,p.25 – 47.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 272 PDF (Português (Brasil)) downloads: 446
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.