UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE)
  • Ana Carolina Costa Pereira UECE

Palavras-chave:

Semelhança de triângulos, instrumento jacente no plano

Resumo

esse artigo, à luz do instrumento jacente no plano, busca-se apresentar uma proposta de atividade que pode ser trabalhada com alunos do nono ano do ensino fundamental, ao se trabalhar o objeto de conhecimento, semelhança de triângulos. Como forma de auxiliar o trabalho do professor, expõem-se: o instrumento jacente no plano, destacando, onde o conceito de semelhança de triângulos é mobilizado no aparato; elementos de um plano de aula, atrelado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 e ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) de 2019; e algumas orientações gerais sobre a proposta de atividade. Ao se pensar em articular elementos da história com o ensino da matemática, o instrumento jacente no plano se mostra um recurso valioso, pois os alunos podem discutir o conhecimento matemático a partir de um aparato físico e de uma situação real, dentre outras potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad.: Camila Bogéa. 1. ed. São Paulo: Ática, 2008.

CEARÁ, Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

NUNES, P. Obras: De Arte Atque Ratione Navigandi. vol. IV, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

OLIVEIRA, F. W. S. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 2, p. 10-20, 31 dez. 2018.

OLIVEIRA, F. W. S. Sobre os conhecimentos geométricos Incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019.

SILVEIRA, Ê.; MARQUES, C. Matemática: compreensão e prática. Obra em quatro volumes para os 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II. São Paulo: Moderna, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 267
  • PDF downloads: 192

Como Citar

SOARES OLIVEIRA, Francisco Wagner; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 20–27, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/56. Acesso em: 17 maio. 2024.