A RECONSTRUÇÃO DOS CÍRCULOS DE PROPORÇÃO NO GEOGEBRA COMO UMA ATIVIDADE PARA A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Verusca Batista Alves IFCE
  • Ana Carolina Costa Pereira UECE

Palavras-chave:

Círculos de proporção, reconstrução, formação de professores

Resumo

Associar a história com o ensino de matemática, é tema de recentes investigações que promovem essa interface por meio do estudo de instrumentos histórico. Dentre os instrumentos, pode-se citar os círculos de proporção de William Oughtred (1574-1660), que era utilizado para realizar cálculos algébricos e aritméticos. Objetiva-se apresentar uma reconstrução de duas graduações dos círculos de proporção, através do software GeoGebra, para auxiliar o professor de matemática que deseje elaborar uma atividade partindo de uma articulação entra a história e o ensino de matemática. Para isso, inicialmente é feita uma breve explanação histórica sobre o instrumento estudado, apontando outras fontes de leitura ao professor que busque aprofundar no tema. Em seguida, relata-se a lista de procedimentos realizados no software para essa reconstrução.  Percebe-se que, por meio dessa reconstrução, há a possibilidade de associar diversos conhecimentos matemáticos tais como, noções de geometria, proporção, logaritmos, dentre outros. Com isso, espera-se que o texto possa auxiliar na construção de ações do professor de matemática, que queira articular a história com o ensino de matemática.

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Referências

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática por trás da construção física e graduação da régua de cálculo circular. Caminhos da educação matemática em revista, v .8, n. 2, 2018a.

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Publicado

2019-11-30
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Como Citar

BATISTA ALVES, Verusca; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. A RECONSTRUÇÃO DOS CÍRCULOS DE PROPORÇÃO NO GEOGEBRA COMO UMA ATIVIDADE PARA A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 19–28, 2019. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/41. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Histórias da Matemática