O PROCESSO DE GRADUAÇÃO E UMA UTILIZAÇÃO DO PROMPTUARIO PARA MULTIPLICAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Instrumento Matemático, História da Matemática, Ensino de Multiplicação

Resumen

Os crescentes números de pesquisas em educação matemática, revelam que há uma preocupação quanto a criação de aparatos didáticos para uso no ensino básico, e dentre estes estudos, estão aquelas que recorrem a história da matemática como provedora de recursos. Neste sentido, este artigo tem a intenção de expor o processo de graduação do instrumento matemático histórico Promptuario, bem como uma de suas utilizações, considerando-o um possível recurso didático, advindo da história da matemática, para o ensino de multiplicação. Durante o procedimento realizado para graduar o instrumento, em especial as varetas verticais, os conhecimentos de multiplicação estão presentes em todas as etapas. Já em sua utilização, é necessário que se realize somas nas diagonais, para obter o resultado final da operação de multiplicação. Dessa forma, o Promptuario pode permitir a construção do conhecimento multiplicativo, e propõe-se que haja a sua incorporação no ensino básico ou até mesmo nas formações iniciais e continuada de professores que ensinam matemática.

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Biografía del autor/a

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduando no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

Citas

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Publicado

2021-09-25

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Cómo citar

SALES RIBEIRO, Pedro Henrique; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. O PROCESSO DE GRADUAÇÃO E UMA UTILIZAÇÃO DO PROMPTUARIO PARA MULTIPLICAÇÃO. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/75. Acesso em: 3 dic. 2024.

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