O PROCESSO DE GRADUAÇÃO E UMA UTILIZAÇÃO DO PROMPTUARIO PARA MULTIPLICAÇÃO
Palabras clave:
Instrumento Matemático, História da Matemática, Ensino de MultiplicaçãoResumen
Os crescentes números de pesquisas em educação matemática, revelam que há uma preocupação quanto a criação de aparatos didáticos para uso no ensino básico, e dentre estes estudos, estão aquelas que recorrem a história da matemática como provedora de recursos. Neste sentido, este artigo tem a intenção de expor o processo de graduação do instrumento matemático histórico Promptuario, bem como uma de suas utilizações, considerando-o um possível recurso didático, advindo da história da matemática, para o ensino de multiplicação. Durante o procedimento realizado para graduar o instrumento, em especial as varetas verticais, os conhecimentos de multiplicação estão presentes em todas as etapas. Já em sua utilização, é necessário que se realize somas nas diagonais, para obter o resultado final da operação de multiplicação. Dessa forma, o Promptuario pode permitir a construção do conhecimento multiplicativo, e propõe-se que haja a sua incorporação no ensino básico ou até mesmo nas formações iniciais e continuada de professores que ensinam matemática.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. Um Estudo sobre a Articulação entre a Multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o Ensino na Formação de professores de Matemática. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
ALMEIDA, J. P. D.; PEREIRA, A. C. C. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 6, n. 2, p. 43 - 56, 31 dez. 2020.
ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021.
MARTINS, E. B. Conhecimentos Matemáticos Mobilizados na Manipulação das Barras de Calcular de Jonh Napier Descritas no Tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus
Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 25, n. 13, p.342-372, Jan./Abr., 2019.
RIBEIRO, P. H. S.; CAVALCANTE, D. S.; PEREIRA, A. C. C. O procedimento de construção das varetas do Promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p.112–121, 2020.
RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 307 PDF (Português (Brasil)) downloads: 215
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.