A Matemática por trás da Balestilha

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira (Universidade Estadual do Ceará
  • Antonia Naiara de Sousa Batista Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Balestilha, Matemática

Resumo

Há algum tempo temospensado em como apresentaraosalunosdo Ensino Médio uma matemática mais aplicável,que eles possam visualizara importância de conteúdosestudadosna Educação Básica. Neste momento pensamos que a História da Matemática pode entrar em sala de aula como uma atividade,que se refere à investigação de cópiasde instrumentosantigose outrosartefatos,reconstruídoscom base em fontes históricas.Quase todos os instrumentos de tecnologia antiga e moderna incorporam muita matemática,escondido no próprio instrumento e acessíveissó atravésde uma análise cuidadosa e intencional.(BUSSI,2000).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Luis de. Instrumentos de Navegação. Lisboa: Comissão NacionalPara AsComemoraçõesdosDescobrimentosPortugueses,10-29,1988.

BUSSI, Maria G. Bartolini. Ancient instruments in the modern classroom. FAUVEL,John;MAANEN,Jan Van.(Eds.).History in mathematics education: the ICMI Study.Dordrecht/Boston/London:Kluwer Academic Publishers,vol.6,343-350,2000.

MOREY, Bernadete; MENDES, Iran Abreu. Conhecimentos matemáticos na época dasnavegações.Rio Grande do Norte:Sbhmat,2005.

PIMENTEL,Manuel.Arte de navegar.Lisboa:na Officina de MiguelManescalda Costa,Impressordo Santo Officio,1762.

SAITO, Fumikazu. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história,ensino e aprendizagem de matemática.REMATEC, Natal(RN),ano 9,n.16,maio-ago.,2014,p.25 – 47.

Downloads

Publicado

2015-09-15
Métricas
  • Visualizações do Artigo 146
  • PDF downloads: 321

Como Citar

COSTA PEREIRA, Ana Carolina; SOUSA BATISTA, Antonia Naiara de. A Matemática por trás da Balestilha. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 53–64, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/18. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para sala de aula

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)