AL-BIRUNI, CONHECIMENTO EM TRÂNSITO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ISLÂMICA MEDIEVAL EM HQ E MAPA MENTAL
Palavras-chave:
al-Biruni, História da Matemática Islâmica Medieval, Histórias em Quadrinhos, Mapa Mental, Tecnologias DigitaisResumo
O presente trabalho visa estudar a vida, obras e o contexto em que viveu o islâmico medieval Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973-1048), bem como mapear os principais contemporâneos que se corresponderam com esse estudioso, a fim de destacar o conhecimento em trânsito em torno de al-Biruni e contribuições da matemática islâmica medieval. Nessa perspectiva, a metodologia adotada possui caráter qualitativo, ou seja, é baseada na apreciação aprofundada dos fenômenos levando em consideração o contexto em que estão inseridos e é expressa de maneira descritiva. Mais especificamente, o caminho metodológico seguido adota procedimentos bibliográfico e documental, que se caracterizam, respectivamente, pelo estudo de materiais já elaborados sobre o tema (exemplo disso são bibliografias do tipo artigos e livros) e de materiais que ainda não receberam tratamento analítico (documentos como manuscritos e codex). Sendo assim, a investigação foi respaldada nas leituras, traduções, transcrições e digitalizações desses materiais, vislumbrando produzir uma História em Quadrinhos (HQ) e uma Árvore Genealógica Científica (Mapa Mental) por meio do uso dos softwares Pixton e GitMind, respectivamente. Tais ferramentas são dinâmicas, visuais e atrativas e consideramos que oferecem grande potencial para apresentação dos resultados da pesquisa realizada, particularmente, sendo formas de ampliar e difundir o conhecimento acerca de al-Biruni e da História da Matemática Islâmica Medieval a partir de Tecnologias Digitais. Assim, trazemos como resultado uma proposta didática de abordagem dessa História da Matemática por meio de uma História em Quadrinhos e um Mapa Mental, ambos podendo ser usados em sala de aula para apresentação e discussão de História da Matemática, particularmente, no contexto Islâmico Medieval em torno de al-Biruni.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
BROUTIAN, Grigor. Persian and Arabic Calendars as Presented by Anania Shirkatsi. Armênia, 2010.
CONNOR, J. J. O´; ROBERTSON, E. F. Mactutor History of Mathematics archive. (1999). Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Al-Biruni/ . Acesso em: 19 mai. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
KRIPKA, R. M.; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, D. L. Pesquisa Documental: Considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. CIAIQ2015, Aracaju, vol. 2, p. 243 – 247, 2015.
GUTIERREZ, Suzana de Souza. Distribuição de conteúdos e aprendizagem online. RENOTE, vol.2, p. 1- 14, 2004.
Khwarazm (2023). In: Wikipedia. Disponível em: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Khwarazm#. Acesso: 19 mai. 2023.
MAGALHÃES, C. A.; BATISTA, Michel. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1° edição. Maringá – PR: Massoni, 2021.
MENEGOLLA, Angela Maria. Mapas conceituais como instrumento de estudo da matemática. Porto Alegre, 2006.
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: proposta e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
ROQUE, Tatiana. A História da Matemática: uma visão crítica. Desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2012.
SACHAU, Eduard (tradutor). AL-BIRUNI, Abu Arrayhan. The chronology of the Ancient Nations, tr. C.E. Sachau, London, 1879; repr. Institute for the History of Arabic-Islamic Science, Frankfurt, 1998.
SAITO, F. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SANTOS, Maria Luiza dos Santos; SOUSA, Giselle Costa de. Apontamentos iniciais do texto a cronologia das nações antigas (de 1000) de al-Biruni (973-1048). In: Anais .... XV SNHM, 2023.
SOUSA, Gisele C. De.; FELIPE, Pérola D. G. História Quadrinhos na Educação. In: al-Biruni e sua Matemática em História em Quadrinhos. Fortaleza, 2021.
SOUSA, Giselle Costa de. Estudiosos em Ciências e Matemática no Mundo Islâmico Medieval. In: ABU ARRAYHAN MUHAMMAD IBN AHMAD AL-BIRUNI (973 – 1048). Fortaleza, CE: Editora da UECE, 2021. p. 98-126.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 197 PDF downloads: 128
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Maria Luíza dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.