IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO ESTUDO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE TRIÂNGULOS

Autores

Palavras-chave:

Geometrias não euclidianas, Formação de professores, Investigação histórica, Uso da HM na sala de aula

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever como foram realizadas algumas atividades de um Produto Educacional no ambiente da escola campo da pesquisa de mestrado profissional que almejou apresentar as Geometrias não euclidianas enquanto anomalias, tomando como referencial as geometrias euclidianas, indicando algumas implicações pedagógicas do uso da História da Matemática (HM) na sala de aula realizadas por meio de uma sequência de atividades que compõe tal investigação e que se ancora em um estudo histórico-matemático sobre o tema. Numa abordagem metodológica qualitativa foi utilizada a investigação para a discussão do tema à vista do contexto histórico a partir de algumas atividades as quais discutem, por exemplo, acerca dos triângulos em diferentes geometrias e, portanto, com observações que geram reflexões acerca da aprendizagem em Matemática. Desse modo, concluímos que, sendo planejadas para professores e estudantes do curso de licenciatura em Matemática, revelam resultados relativos à opção de uso da HM na sala de aula, sobretudo, relativas a estudos geométricos e discussão sobre triângulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, UFRN

Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

Anna Karla Silva do Nascimento , UFCA

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Doutoranda do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade Federal do Cariri. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (EDUCMÍDIA). Coordenadora do projeto de extensão intitulado "Jogos de Origem Africana e Educação Matemática: um olhar etnomatemático". Coordenadora do projeto de monitoria, do Programa de iniciação à docência da UFCA, intitulado "Aprimorando o ensino de Cálculo no IFE" Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, jogo africano, educação matemática, geometrias não-euclidianas e História da Matemática. 

Referências

BARNETT, Janet Heine. Anomalies and Development of Mathematical understanding. In: USING HISTORY TO TEACH MATHEMATICS AN INTERNATIONAL PERSPECTIVE, 2000, Washington. Anais… Washington: The mathematical Association of America, 2000, p.77-88.

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1974.

EUCLIDES. Os Elementos. Tradução e introdução: Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.

EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. tradução Hygino H.

Domingues. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em Sala de Aula: Tecendo Redes Cognitivas na Aprendizagem. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009

NASCIMENTO, Anna Karla Silva do. Geometrias não euclidianas como anomalias: implicações para o ensino de geometria e medidas. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2022-04-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 221
  • PDF downloads: 208

Como Citar

SOUSA, Giselle Costa de; NASCIMENTO , Anna Karla Silva do. IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO ESTUDO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE TRIÂNGULOS. Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/78. Acesso em: 5 jul. 2024.