AL-BIRUNI, CONHECIMENTO EM TRÂNSITO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ISLÂMICA MEDIEVAL EM HQ E MAPA MENTAL
Keywords:
al-Biruni, História da Matemática Islâmica Medieval, Histórias em Quadrinhos, Mapa Mental, Tecnologias DigitaisAbstract
O presente trabalho visa estudar a vida, obras e o contexto em que viveu o islâmico medieval Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973-1048), bem como mapear os principais contemporâneos que se corresponderam com esse estudioso, a fim de destacar o conhecimento em trânsito em torno de al-Biruni e contribuições da matemática islâmica medieval. Nessa perspectiva, a metodologia adotada possui caráter qualitativo, ou seja, é baseada na apreciação aprofundada dos fenômenos levando em consideração o contexto em que estão inseridos e é expressa de maneira descritiva. Mais especificamente, o caminho metodológico seguido adota procedimentos bibliográfico e documental, que se caracterizam, respectivamente, pelo estudo de materiais já elaborados sobre o tema (exemplo disso são bibliografias do tipo artigos e livros) e de materiais que ainda não receberam tratamento analítico (documentos como manuscritos e codex). Sendo assim, a investigação foi respaldada nas leituras, traduções, transcrições e digitalizações desses materiais, vislumbrando produzir uma História em Quadrinhos (HQ) e uma Árvore Genealógica Científica (Mapa Mental) por meio do uso dos softwares Pixton e GitMind, respectivamente. Tais ferramentas são dinâmicas, visuais e atrativas e consideramos que oferecem grande potencial para apresentação dos resultados da pesquisa realizada, particularmente, sendo formas de ampliar e difundir o conhecimento acerca de al-Biruni e da História da Matemática Islâmica Medieval a partir de Tecnologias Digitais. Assim, trazemos como resultado uma proposta didática de abordagem dessa História da Matemática por meio de uma História em Quadrinhos e um Mapa Mental, ambos podendo ser usados em sala de aula para apresentação e discussão de História da Matemática, particularmente, no contexto Islâmico Medieval em torno de al-Biruni.
Downloads
References
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
BROUTIAN, Grigor. Persian and Arabic Calendars as Presented by Anania Shirkatsi. Armênia, 2010.
CONNOR, J. J. O´; ROBERTSON, E. F. Mactutor History of Mathematics archive. (1999). Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Al-Biruni/ . Acesso em: 19 mai. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
KRIPKA, R. M.; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, D. L. Pesquisa Documental: Considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. CIAIQ2015, Aracaju, vol. 2, p. 243 – 247, 2015.
GUTIERREZ, Suzana de Souza. Distribuição de conteúdos e aprendizagem online. RENOTE, vol.2, p. 1- 14, 2004.
Khwarazm (2023). In: Wikipedia. Disponível em: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Khwarazm#. Acesso: 19 mai. 2023.
MAGALHÃES, C. A.; BATISTA, Michel. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1° edição. Maringá – PR: Massoni, 2021.
MENEGOLLA, Angela Maria. Mapas conceituais como instrumento de estudo da matemática. Porto Alegre, 2006.
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: proposta e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
ROQUE, Tatiana. A História da Matemática: uma visão crítica. Desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2012.
SACHAU, Eduard (tradutor). AL-BIRUNI, Abu Arrayhan. The chronology of the Ancient Nations, tr. C.E. Sachau, London, 1879; repr. Institute for the History of Arabic-Islamic Science, Frankfurt, 1998.
SAITO, F. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SANTOS, Maria Luiza dos Santos; SOUSA, Giselle Costa de. Apontamentos iniciais do texto a cronologia das nações antigas (de 1000) de al-Biruni (973-1048). In: Anais .... XV SNHM, 2023.
SOUSA, Gisele C. De.; FELIPE, Pérola D. G. História Quadrinhos na Educação. In: al-Biruni e sua Matemática em História em Quadrinhos. Fortaleza, 2021.
SOUSA, Giselle Costa de. Estudiosos em Ciências e Matemática no Mundo Islâmico Medieval. In: ABU ARRAYHAN MUHAMMAD IBN AHMAD AL-BIRUNI (973 – 1048). Fortaleza, CE: Editora da UECE, 2021. p. 98-126.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 197 PDF (Português (Brasil)) downloads: 128
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Maria Luíza dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.