INVESTIGAÇÃO-HISTÓRICA-COM-TECNOLOGIA PARA A UNIDADE DE NÚMEROS, PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO 8º ANO O CASO DO PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS DE DIRICHLET
Palavras-chave:
Investigação-histórica-com-tecnologia, Princípio da casa dos pombos, DirichletResumo
Esse artigo almeja apresentar uma proposta pedagógica de uso da História da Matemática (HM) associada as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), articulada a Investigação Matemática (IM) mediante parte de um produto educacional, para abordagem das unidades temáticas de Números e Probabilidade e Estatística mediante o objeto de conhecimento princípio multiplicativo tratado pelo princípio da casa dos pombos de Dirichlet. Para isso nossa pesquisa é de caráter qualitativo e dividida em duas fases. A primeira se destaca pelo levantamento bibliográfico, feito acerca do uso das ferramentas pedagógicas HM, TDIC e IM, e sua articulação em prol do ensino de matemática, bem como, realizamos pesquisa sobre tópicos de HM a fim de produzir literatura adequada a ser usada no nosso produto; a segunda fase consistiu na elaboração e aplicação do caderno em turmas do 8° ano com elementos da pesquisa-ação. No presente trabalho nos limitamos a tratar do resultado da pesquisa bibliográfica que buscou delinear elementos da história do princípio da casa dos pombos e o desdobramento do tratamento destes elementos que culminou na elaboração da parte do produto educacional aqui apresentado. Como resultado encontramos que o princípio multiplicativo é um objeto de conhecimento comum as unidades temáticas supracitadas podendo ser abordado numa investigação-histórica-com-tecnologia a partir do principio da casa dos pombos de Dirichlet mediante produto educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Versão final. Brasília, DF, 2017. 466p.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CARVALHO, U. W. PIGEONHOLE: qual é o significado e a tradução? Tecla sap. 1997. Disponível em: < http://www.teclasap.com.br/pigeonhole-qual-e-o-significado-e-traducao/>. Acesso em: 02 nov. 2018.
CASTEL DE SAINT-PIERRE, Charles irénée. Ouvrajes de morale et de politique, Rotterdam, J. Berman; et Paris, Briasson, 1737.
HANZELET, J.A. Récréation mathematicque composee de plusieurs problemes plaisants et facetieux. Jean Appier Hanzelet (1624). Disponível em: <https://books.google.fr/books?id=QsY5AAAAcAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 19 out. 2018.
HEFEZ, A. Indução Matemática. Programa de Iniciação Científica da OBMEP,
Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2007.
LEURECHON, J. SelectæPropositiones in Tota Sparsim Mathematica Pulcherrimæ. Gasparem Bernardum1622. Disponível em: <https://www.e-rara.ch/doi/10.3931/e-rara-10537>. Acesso em: 19 out. 2018.
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: proposta e desafios. 2 ed. 1. Reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J., OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3 ed. Ver. Ampl.- Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SILVA, Alison Luan Ferreira da. História da matemática, tecnologias digitais e investigação matemática no ensino de unidades temáticas de matemática da BNCC para o 8º ano. 2019. 247f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 172 PDF downloads: 119
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alison Luan Ferreira da Silva, Giselle Costa De Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.