INVESTIGAÇÃO-HISTÓRICA-COM-TECNOLOGIA PARA A UNIDADE DE NÚMEROS, PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO 8º ANO O CASO DO PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS DE DIRICHLET
Palabras clave:
Investigação-histórica-com-tecnologia, Princípio da casa dos pombos, DirichletResumen
Esse artigo almeja apresentar uma proposta pedagógica de uso da História da Matemática (HM) associada as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), articulada a Investigação Matemática (IM) mediante parte de um produto educacional, para abordagem das unidades temáticas de Números e Probabilidade e Estatística mediante o objeto de conhecimento princípio multiplicativo tratado pelo princípio da casa dos pombos de Dirichlet. Para isso nossa pesquisa é de caráter qualitativo e dividida em duas fases. A primeira se destaca pelo levantamento bibliográfico, feito acerca do uso das ferramentas pedagógicas HM, TDIC e IM, e sua articulação em prol do ensino de matemática, bem como, realizamos pesquisa sobre tópicos de HM a fim de produzir literatura adequada a ser usada no nosso produto; a segunda fase consistiu na elaboração e aplicação do caderno em turmas do 8° ano com elementos da pesquisa-ação. No presente trabalho nos limitamos a tratar do resultado da pesquisa bibliográfica que buscou delinear elementos da história do princípio da casa dos pombos e o desdobramento do tratamento destes elementos que culminou na elaboração da parte do produto educacional aqui apresentado. Como resultado encontramos que o princípio multiplicativo é um objeto de conhecimento comum as unidades temáticas supracitadas podendo ser abordado numa investigação-histórica-com-tecnologia a partir do principio da casa dos pombos de Dirichlet mediante produto educacional.
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