A Perspectiva Sociocultural da História da Matemática como uma Lente Metodológica para o Estudo de Funções
Palavras-chave:
Perspectiva Sociocultural, História da Matemática, Lente Metodológica, Estudo de FunçõesResumo
Podemos pensar que o conhecimento matemático emerge das necessidades humanas de ordem econômica, política, social e ambientalque osmembros de grupos culturais distintos enfrentam em seu cotidiano.Algunspesquisadorese educadoresconcordam com essa afirmativa enquanto outros discutem sobre esse posicionamento.Por exemplo, a Matemática surgiu nos primórdios das civilizações como uma parte integrante dosacontecimentosda vida diária da humanidade (BOYER,1996) enquanto que esse campo de estudo também emergiu da luta dospovospela sobrevivência.
Downloads
Referências
BOYER,C.B.Histór ia da mate mátic a.São Paulo,SP:Edgard Blucher,1996.
LADSON-BILLINGS, G. But that’ s just good teaching! The case for culturally relevantpedagogy.The or y into Prac tic e ,v.34,n.3,p,159-165,1995.
Moll,L.;Amanti,C.;Neff,D.;Gonzalez,N.Fundsofknowledge for teaching:using a qualitative approach to connecthomesand classrooms.The or y Into Prac tic e ,v.31,n.2,p.132-141,1992.
RADFORD, L. On psychology, historical epistemology, and the teaching of mathematics:towards a socio-culturalhistory ofmathematics.For the Le ar ning of Mathe matic s,v,17,n.1,1997.
WUSSING,H.Le c c ione s de histor ia de las mate mátic as.Madrid,España:Siglo XXI de España EditoresS.A.,1998.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 203 PDF downloads: 120
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Milton Rosa, Marger da Conceição Ventura Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.