A Perspectiva Sociocultural da História da Matemática como uma Lente Metodológica para o Estudo de Funções

Autores/as

  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira davidson@corrigir.com
    IFMG – Campus Ouro Preto
  • Milton Rosa milton@corrigir.com
    CEAD/UFOP
  • Marger da Conceição Ventura Viana marger@corrigir.com
    CEAD/UFOP

Palabras clave:

Perspectiva Sociocultural, História da Matemática, Lente Metodológica, Estudo de Funções

Resumen

Podemos pensar que o conhecimento matemático emerge das necessidades humanas de ordem econômica, política, social e ambientalque osmembros de grupos culturais distintos enfrentam em seu cotidiano.Algunspesquisadorese educadoresconcordam com essa afirmativa enquanto outros discutem sobre esse posicionamento.Por exemplo, a Matemática surgiu nos primórdios das civilizações como uma parte integrante dosacontecimentosda vida diária da humanidade (BOYER,1996) enquanto que esse campo de estudo também emergiu da luta dospovospela sobrevivência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOYER,C.B.Histór ia da mate mátic a.São Paulo,SP:Edgard Blucher,1996.

LADSON-BILLINGS, G. But that’ s just good teaching! The case for culturally relevantpedagogy.The or y into Prac tic e ,v.34,n.3,p,159-165,1995.

Moll,L.;Amanti,C.;Neff,D.;Gonzalez,N.Fundsofknowledge for teaching:using a qualitative approach to connecthomesand classrooms.The or y Into Prac tic e ,v.31,n.2,p.132-141,1992.

RADFORD, L. On psychology, historical epistemology, and the teaching of mathematics:towards a socio-culturalhistory ofmathematics.For the Le ar ning of Mathe matic s,v,17,n.1,1997.

WUSSING,H.Le c c ione s de histor ia de las mate mátic as.Madrid,España:Siglo XXI de España EditoresS.A.,1998.

Publicado

2015-09-15

Métricas


Visualizações do artigo: 199     PDF (Português (Brasil)) downloads: 119

Cómo citar

AZEVEDO OLIVEIRA, Davidson Paulo; ROSA, Milton; VENTURA VIANA, Marger da Conceição. A Perspectiva Sociocultural da História da Matemática como uma Lente Metodológica para o Estudo de Funções. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–81, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/20. Acesso em: 6 oct. 2024.

Número

Sección

Sugestão para sala de aula

Artículos más leídos del mismo autor/a