IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO ESTUDO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE TRIÂNGULOS
Palabras clave:
Geometrias não euclidianas, Formação de professores, Investigação histórica, Uso da HM na sala de aulaResumen
O presente artigo tem como objetivo descrever como foram realizadas algumas atividades de um Produto Educacional no ambiente da escola campo da pesquisa de mestrado profissional que almejou apresentar as Geometrias não euclidianas enquanto anomalias, tomando como referencial as geometrias euclidianas, indicando algumas implicações pedagógicas do uso da História da Matemática (HM) na sala de aula realizadas por meio de uma sequência de atividades que compõe tal investigação e que se ancora em um estudo histórico-matemático sobre o tema. Numa abordagem metodológica qualitativa foi utilizada a investigação para a discussão do tema à vista do contexto histórico a partir de algumas atividades as quais discutem, por exemplo, acerca dos triângulos em diferentes geometrias e, portanto, com observações que geram reflexões acerca da aprendizagem em Matemática. Desse modo, concluímos que, sendo planejadas para professores e estudantes do curso de licenciatura em Matemática, revelam resultados relativos à opção de uso da HM na sala de aula, sobretudo, relativas a estudos geométricos e discussão sobre triângulos.
Descargas
Citas
BARNETT, Janet Heine. Anomalies and Development of Mathematical understanding. In: USING HISTORY TO TEACH MATHEMATICS AN INTERNATIONAL PERSPECTIVE, 2000, Washington. Anais… Washington: The mathematical Association of America, 2000, p.77-88.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1974.
EUCLIDES. Os Elementos. Tradução e introdução: Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. tradução Hygino H.
Domingues. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em Sala de Aula: Tecendo Redes Cognitivas na Aprendizagem. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009
NASCIMENTO, Anna Karla Silva do. Geometrias não euclidianas como anomalias: implicações para o ensino de geometria e medidas. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 270 PDF (Português (Brasil)) downloads: 234
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Giselle Costa de Sousa, Anna Karla Silva do Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.