HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ATIVIDADES COM A ÁLGEBRA GEOMÉTRICA DE IBN TURK

Authors

Keywords:

Abd Al-Hamid Ibn Turk, Ensino de Equações Quadráticas, História da Matemática, Sala de Aula

Abstract

Esse artigo tem como foco a apresentação de um caderno de atividades como possibilidade de utilização da história da matemática em sala de aula. O produto educacional citado foi elaborado durante o mestrado profissional e utiliza a história da matemática como fonte de problemas para o estudo de equações quadráticas. Para isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa sobre ‘Abd Al-Hamid Ibn Turk (século IX), um estudioso da civilização islâmica medieval, e ainda um estudo sobre uma de suas obras de modo a desenvolver atividades que exploram resolução geométrica de equações quadráticas e suas relações com a resolução algébrica delas. Vale ressaltar que a história da matemática foi utilizada em união às tecnologias digitais, especialmente ao software GeoGebra, que apoia os estudantes na investigação das questões propostas nos moldes da aliança como preconiza Sousa (2020). A forma como a perspectiva histórica foi utilizada possui potencial de enriquecer a bagagem intelectual dos estudantes, ressignificando o conceito e a forma de resolver equações quadráticas. Na formação docente, o caderno de atividades contribui para que os licenciandos tenham uma formação mais ampla sobre história da matemática, tecnologias digitais e investigação matemática enquanto tendências a serem utilizadas em sala de aula, além de proporcionar uma compreensão mais ampla para solução de problemas que envolvem equações quadráticas e temas relacionados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica Targino Muniz, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Rio Tinto, Paraíba). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN.

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

References

FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.; VALDÉS, J. E. N. A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

O'CONNOR, J. J.; ROBERTSON, E. F. MacTutor History of Mathematics archive. 1994. Disponível em: < https://www-history.mcs.st-and.ac.uk/>. Acesso em: 22 fev. 2022.

MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

MUNIZ, J. T.. Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. 2020. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SAYILI, A. Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time. Ankara, 1962. Disponível em: <http://www.muslimheritage.com/article/logical-necessities-mixed-equations-abd-al-ham%C3%AEd-Ibn-turk-and-algebra-his-time/> Acesso em 29 mai. 2019.

SOUSA, G. C.. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

Published

2022-03-19

Métricas


Visualizações do artigo: 377     PDF (Português (Brasil)) downloads: 294

How to Cite

MUNIZ, Jéssica Targino; SOUSA, Giselle Costa de. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ATIVIDADES COM A ÁLGEBRA GEOMÉTRICA DE IBN TURK . Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–9, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/79. Acesso em: 21 nov. 2024.