EXPRESSIONISMO NAS CIÊNCIAS

Autores

  • Ubiratan D'Ambrosio ubi@usp.br
    Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Resumo

Tal vez a melhor maneira de conceituar expressionismo seja dizer que seu princípio fundamental é apresentar uma visão subjetiva do mundo, na qual a representação dos sentimentos humanos prepondera sobre as impressões do real. Em outras palavras, o observador tem preponderância sobre o observado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan D'Ambrosio, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Métricas


Visualizações do artigo: 82     PDF downloads: 100

Como Citar

D'AMBROSIO, Ubiratan. EXPRESSIONISMO NAS CIÊNCIAS. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 65–90, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/68. Acesso em: 28 jan. 2025.