DE GALOIS A BOURBAKI, PASSANDO POR FELIX KLEIN IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Ubiratan D'Ambrosio ubi@usp.br
    Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Resumo

“Não posso dissimular quanto está acima de minhas forças fazer um estudo completo da obra e do gênio de Galois. Eu espero, portanto, que vocês me perdoem se eu falar quase somente das áreas da matemática com as quais minhas pesquisas pessoais me tornaram, em alguma medida, familiarizado.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan D'Ambrosio, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Métricas


Visualizações do artigo: 172     PDF downloads: 157

Como Citar

D'AMBROSIO, Ubiratan. DE GALOIS A BOURBAKI, PASSANDO POR FELIX KLEIN IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 120–145, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/71. Acesso em: 21 nov. 2024.