REFLEXÕES SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A LUZ DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Livros Didáticos de Matemática, Pesquisa Historiográfica, Poliedros de PlatãoResumo
Os livros didáticos de Matemática têm suscitado o interesse de pesquisadores em Educação Matemática devido ao seu papel desempenhado nas práticas escolares. Neste artigo temos por objetivo refletir sobre o conteúdo Poliedros de Platão em livros destinados ao Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático sob o viés da pesquisa historiográfica. Essa perspectiva nos trouxe inquietações no que tange a como esse conteúdo é apresentado nos livros didáticos, sobretudo destacamos equívocos históricos e anacronismos ao afirmarem que os Poliedros de Platão não são poliedros regulares.
Downloads
Referências
AARTS, J. M. Plane and Solid Geometry. Trad. ERNE, Reinie. Springer, 2008.
AMARAL, R. B. et al. Livro didático de matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.
ANDRADE, T. M. Matemática Interligada – Geometria espacial e plana. São Paulo: Editora Scipione, 2020.
BONJORNO, J. R.; JUNIOR, J. R; SOUSA, P. R.C. Prisma matemática: Geometria: Ensino médio: área do Conhecimento: matemática e suas tecnologias– 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 154, n. 137, p. 7-8, 19 jul. 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. DF, Brasília: INEP, 2022.
CHARALAMBOUS, C. Y.; et al. A comparative analysis of the addition and subtraction of fractions in textbooks from three countries. Mathematical thinking and learning, v. 12, n. 2, p. 117-151, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10986060903460070. Acesso em 10 jun. 2020.
EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.
FAN, L; et al. Textbook research in mathematics education: developmentstatus and directions. ZDM, [s.l.], v. 45, n. 5, p. 633-646, 2013.
GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P. Discussões sobre livros e materiais didáticos nas Licenciaturas em Matemática das universidades estaduais paulistas: revelações de seus Projetos Pedagógicos de Curso. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-24, 2023.
HOYRUP, J. Changing trends in the historiography of mesopotamiam mathematics – Na insider’s view, Revised Contribution to the Conference “Contemporary Trends in the Historiography of Science”. Corfu: May 27, June 1, 1991
MOREIRA, K. H.; SILVA, M. Um inventário: o livro didático de História em pesquisas (1980 a 2005). São Paulo: Editora: Unesp, 2011.
PLATÃO. Timeu-Crítias. Trad. LOPES, Rodolfo. Coleção Autores gregos e Latinos. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. 2011.
PEROVANO, A. P. Perspectivas de professores sobre a escolha do livro didático de matemática. 2022. 284 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2022.
REZAT, S; et al. (org.). Proceedings of the Third International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-3). Paderborn, Germany: Universitätsbibliothek Paderborn, 2019.
SOUZA, J.; GARCIA, J. #Contato matemática, 2º ano. 1ed. São Paulo: FTD. 2016.
SMOLE, K. S. DINIZ, M. I. Matemática para compreender o mundo. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 313 PDF downloads: 268
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura, Ana Paula Perovano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.