MATEMÁTICA E LINGUÍSTICA NA CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA DO SÉCULO XII: UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Matemática Islâmica., Análise Combinatória, Não eurocentrismo

Resumo

O estudo de problemas de contagem se inicia no Ensino Fundamental e se aprofunda no Ensino Médio, incluindo problemas complexos, como a quantidade de anagramas que podem ser formados a partir de uma palavra. De modo similar, Ahmad al-Muncim (?–1228), um estudioso islâmico do século XII, escreveu uma obra na qual apresentou um problema envolvendo quantidades de palavras que podem ser formadas a partir de determinado número de letras. Ele não apenas recorreu à tradição islâmica de resolução por meio de tabelas, mas também introduziu o uso de fórmulas para oferecer soluções ao problema. Neste artigo, exploramos tanto a solução proposta por al-Muncim, na tentativa de sermos não-anacrônicos, e uma abordagem pedagógica moderna, inspirada pelo Presentismo Pedagógico defendido por Fendler, que viabiliza a discussão desse problema em sala de aula, incentivando uma compreensão crítica e destacando a riqueza da matemática não-eurocêntrica.

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Biografia do Autor

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais (CEFET MG)

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP), orientando dissertações na linha de pesquisa de História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. Atua como Editor Associado da Revemop - Revista de Educação Matemática de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática e Etnomatemática.

Lázaro Santos Gil, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2013) e mestrado em matemática pela mesma instituição (2015). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) -  campus Ouro Preto. Doutorando Atualmente em Matemática na
Universidade Federal do Piauí (UFPI), cujo interesse na pesquisa de equações diferenciais parciais do tipo dispersiva.

Flávio Guilherme de Abreu Drumond, Instituto Federal do Tocantins - Campus Colinas do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2012), mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2015).  Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus Colinas do Tocantins

Referências

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Publicado

2024-06-30

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Como Citar

OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; GIL, Lázaro Santos; DE ABREU DRUMOND, Flávio Guilherme. MATEMÁTICA E LINGUÍSTICA NA CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA DO SÉCULO XII: UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/110. Acesso em: 21 nov. 2024.