A Pesquisa Brasileira sobre a História da Matemática como Recurso para o Ensino dos Temas Matemáticos Propostos pela BNCC para as Séries Finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

História da matemática, Ensino de matemática, Educação Matemática

Resumo

Esse artigo trata do uso da história da matemática como recurso para o ensino da matemática quanto aos temas propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para as séries finais do ensino fundamental, com base na pesquisa brasileira na forma de teses e dissertações no período de 1990 a 2020. Justifica o tema proposto, apresenta a BNCC e desenvolve breve revisão sobre o uso da história da matemática como estratégia de ensino da disciplina. Descreve os procedimentos metodológicos que incluem a identificação dos temas matemáticos recomendados pela BNCC para as séries finais do ensino e a recuperação dos trabalhos a serem examinados, cuja fonte é o repositório do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática - CREPHIMat. Analisa os resultados para considerar que os temas propostos pela BNCC para as séries finais do ensino fundamental estão parcialmente contemplados pela pesquisa brasileira sobre o uso da história da Matemática como estratégia de ensino da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Faccio, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas (2020 - Atual) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) - Área de Concentração: Educação Matemática, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação - Área de Concentração: Educação Matemática - UNICS - Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná, Palmas - Paraná (2001). MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas - FGV conveniada Ideal, Belém - Pará (2018). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM - UFPA (2020). Especialista em Educação Matemática - Unicentro, Guarapuava - Paraná (1998). Licenciada Plena em Matemática - Faculdades Integradas de Palmas, Palmas - Paraná (1997). Integrou o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIs. Tem experiência nas áreas de Educação, Matemática e Gestão Educacional. 

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

 

Referências

ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990 a 2010). Natal – RN: Universidade Federal de Rio Grande do Norte – UFRN, 2014. (Tese submetida ao programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas)

BRASIL – Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2017. 600P

CREPHIMat - Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática. (Repositório digital de produções científicas sobre História da Matemática). Disponível em https://crephimat.com.br/centro. Acesso em 18 de julho de 2022.

MENDES, Iran Abreu. Ensino de trigonometria através de atividades históricas. Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte – UFRN, 1997. (Orientador: Prof. Ph.D John A. Fossa)

MENDES, Iran Abreu. Ensino de Matemática por Atividades: Uma Aliança entre o Construtivismo e a História da Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Orientador: Prof. Dr. Jonh Andrew Fossa. 2001

MENDES, Iran Abreu. Usos da história da matemática no ensino da matemática: reflexões teóricas e experiências. 3 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

MIGUEL, Antônio. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. UNICAMP. Orientador: Prof. Dr Lafayette de Moraes. 1993

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: Métodos e epistemologias. 3 ed. Chapecó-SC: Argos, 2018.

SILVA, Luiza Pereira da. História para ensinar matemática nos anos Iniciais nas produções brasileiras (1990 – 2018): princípios, métodos e propostas. Universidade Federal do Pará – UFPA. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Métricas


Visualizações do artigo: 237     PDF downloads: 134

Como Citar

FACCIO, Tatiana; MENDES, Iran Abreu. A Pesquisa Brasileira sobre a História da Matemática como Recurso para o Ensino dos Temas Matemáticos Propostos pela BNCC para as Séries Finais do Ensino Fundamental. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–15, 2022. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/90. Acesso em: 21 nov. 2024.