A Pesquisa Brasileira sobre a História da Matemática como Recurso para o Ensino dos Temas Matemáticos Propostos pela BNCC para as Séries Finais do Ensino Fundamental
Palabras clave:
História da matemática, Ensino de matemática, Educação MatemáticaResumen
Esse artigo trata do uso da história da matemática como recurso para o ensino da matemática quanto aos temas propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para as séries finais do ensino fundamental, com base na pesquisa brasileira na forma de teses e dissertações no período de 1990 a 2020. Justifica o tema proposto, apresenta a BNCC e desenvolve breve revisão sobre o uso da história da matemática como estratégia de ensino da disciplina. Descreve os procedimentos metodológicos que incluem a identificação dos temas matemáticos recomendados pela BNCC para as séries finais do ensino e a recuperação dos trabalhos a serem examinados, cuja fonte é o repositório do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática - CREPHIMat. Analisa os resultados para considerar que os temas propostos pela BNCC para as séries finais do ensino fundamental estão parcialmente contemplados pela pesquisa brasileira sobre o uso da história da Matemática como estratégia de ensino da disciplina.
Descargas
Citas
ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990 a 2010). Natal – RN: Universidade Federal de Rio Grande do Norte – UFRN, 2014. (Tese submetida ao programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas)
BRASIL – Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2017. 600P
CREPHIMat - Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática. (Repositório digital de produções científicas sobre História da Matemática). Disponível em https://crephimat.com.br/centro. Acesso em 18 de julho de 2022.
MENDES, Iran Abreu. Ensino de trigonometria através de atividades históricas. Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte – UFRN, 1997. (Orientador: Prof. Ph.D John A. Fossa)
MENDES, Iran Abreu. Ensino de Matemática por Atividades: Uma Aliança entre o Construtivismo e a História da Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Orientador: Prof. Dr. Jonh Andrew Fossa. 2001
MENDES, Iran Abreu. Usos da história da matemática no ensino da matemática: reflexões teóricas e experiências. 3 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
MIGUEL, Antônio. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. UNICAMP. Orientador: Prof. Dr Lafayette de Moraes. 1993
SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: Métodos e epistemologias. 3 ed. Chapecó-SC: Argos, 2018.
SILVA, Luiza Pereira da. História para ensinar matemática nos anos Iniciais nas produções brasileiras (1990 – 2018): princípios, métodos e propostas. Universidade Federal do Pará – UFPA. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 238 PDF (Português (Brasil)) downloads: 135
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tatiana Faccio, Iran Abreu Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.