O USO DO ASTROLÁBIO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA UMA EXEPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Instrumentos astronômicos, Trigonometria, História da matemática, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo trata do uso da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de trigonometria por meio de atividades com instrumentos astronômicos: astrolábio e trigonômero, na perspectiva da História da matemática. Por meio de um estudo bibliográfico e a apresentação de referenciais teóricos, são mostradas as potencialidades pedagógicas do uso da história devido ao seu caráter social e filosófico, características estas que muitas vezes são deixadas de lado nas aulas de Matemática. Nesse cenário, os instrumentos são uma ferramenta para a construção dos conhecimentos trigonométricos e justificativa para o desenvolvimento de estudos desse tema e como esses conhecimentos eram usados na prática. Dessa forma, a História da Matemática permite a ressignificação de conteúdos obsoletos, uma vez que mostra o contexto em que estes conhecimentos e procedimentos foram desenvolvidos e a aplicação destes atualmente. Será apresentada uma proposta pedagógica do uso da História da Matemática para o ensino de trigonometria. Nesse contexto, o trabalho discorre sobre um relato de experiência em uma escola municipal, localizada em Seropédica/RJ, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que utilização da história é mais do que um recurso informativo, a qual possibilita instigar a curiosidade dos alunos e mostrar o contexto de criação destes conceitos, bem como sua aplicabilidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
FIOLHAIS, C.; MARTINS, D. Breve História da Ciência em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
GIL, R. S. A.; MENDES, I. A. Explorando o círculo trigonométrico. X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010. Disponivel em: <https://docplayer.com.br/112274942-Explorando-o-circulo-trigonometrico.html>. Acesso em: 07 jan 2021.
KING, D. A. World-maps for finding the direction and distance to Mecca: Innovation and tradition in Islamic Science. Boston: Brill, 1999.
RODRIGUES, F. Astrolábio planisférico Árabe do Século XVII/XVIII do Museu de Angra do Heroísmo: Falso Abd al–A’imma, Volume LXXV, 2017. 179-188.
SAITO, F. Construindo interfazes entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, 2016.
SCHMIDT, G. M.; PRETTO, V.; LEIVAS, J. C. P. História da Matemática como recurso didático-pedagógico para conceitos geométricos. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n.1, p. 41-57, 2016.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 518 PDF downloads: 677
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Soriano, Patricya Bendia Inácio da Silva, Fernanda Damasceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.