O USO DO ASTROLÁBIO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA UMA EXEPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Instrumentos astronômicos, Trigonometria, História da matemática, Ensino FundamentalResumen
O presente artigo trata do uso da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de trigonometria por meio de atividades com instrumentos astronômicos: astrolábio e trigonômero, na perspectiva da História da matemática. Por meio de um estudo bibliográfico e a apresentação de referenciais teóricos, são mostradas as potencialidades pedagógicas do uso da história devido ao seu caráter social e filosófico, características estas que muitas vezes são deixadas de lado nas aulas de Matemática. Nesse cenário, os instrumentos são uma ferramenta para a construção dos conhecimentos trigonométricos e justificativa para o desenvolvimento de estudos desse tema e como esses conhecimentos eram usados na prática. Dessa forma, a História da Matemática permite a ressignificação de conteúdos obsoletos, uma vez que mostra o contexto em que estes conhecimentos e procedimentos foram desenvolvidos e a aplicação destes atualmente. Será apresentada uma proposta pedagógica do uso da História da Matemática para o ensino de trigonometria. Nesse contexto, o trabalho discorre sobre um relato de experiência em uma escola municipal, localizada em Seropédica/RJ, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que utilização da história é mais do que um recurso informativo, a qual possibilita instigar a curiosidade dos alunos e mostrar o contexto de criação destes conceitos, bem como sua aplicabilidade.
Descargas
Citas
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
FIOLHAIS, C.; MARTINS, D. Breve História da Ciência em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
GIL, R. S. A.; MENDES, I. A. Explorando o círculo trigonométrico. X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010. Disponivel em: <https://docplayer.com.br/112274942-Explorando-o-circulo-trigonometrico.html>. Acesso em: 07 jan 2021.
KING, D. A. World-maps for finding the direction and distance to Mecca: Innovation and tradition in Islamic Science. Boston: Brill, 1999.
RODRIGUES, F. Astrolábio planisférico Árabe do Século XVII/XVIII do Museu de Angra do Heroísmo: Falso Abd al–A’imma, Volume LXXV, 2017. 179-188.
SAITO, F. Construindo interfazes entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, 2016.
SCHMIDT, G. M.; PRETTO, V.; LEIVAS, J. C. P. História da Matemática como recurso didático-pedagógico para conceitos geométricos. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n.1, p. 41-57, 2016.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 521 PDF (Português (Brasil)) downloads: 687
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Mariana Soriano, Patricya Bendia Inácio da Silva, Fernanda Damasceno
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.