A noção de seno pelo estudo das cordas e meias-cordas: contextualizando com a história da matemática

Autores/as

Palabras clave:

História da Matemática, Trigonometria, Seno

Resumen

Este trabalho foi constituído a partir de discussões ocorridas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), e busca subsidiar professores na abordagem de conteúdos de trigonometria, em particular do conceito de seno. Tem-se por objetivo evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre o raio da circunferência e a medida dos ângulos, utilizando a construção da relação do seno a partir da contextualização histórica. Para isso, a História da Matemática e a confecção de um material manipulável são as estratégias adotadas para a construção da relação do seno. Espera-se que a partir desses encaminhamentos, hajam discussões que contribuam para a desmistificação da visão de que a matemática é uma ciência pronta e acabada, bem como auxiliem os alunos no processo de compreensão da relação em questão. Nesse sentido, entende-se que essa proposta pode auxiliar os professores ao trabalharem esse tema, possibilitando tanto a compreensão da relação de seno em si, quanto oportunizando a retomada de conceitos e saberes trabalhados em anos anteriores, necessários para as resoluções das atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Oliveira Santos, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor da rede particular de ensino e membro do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), coordenado pela professora Dr.ª Lucieli Trivizoli e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria (GPEG), coordenado pela professora Dr.ª Mariana Moran. Foi participante de projetos ao longo da graduação como o PIBID - Subprojeto Matemática, o PROINTE, o PIBIC, o PRP - Subprojeto Matemática e o projeto Lapidando Joias, todos desenvolvidos no âmbito da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Raissa Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2020) , graduada em Pedagogia pela UNIFAMMA (2021) e Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática - GHMEM.

Lucieli M. Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of California - Berkeley, sob orientação de Alan Schoenfeld.

Citas

BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. Metade é melhor: Seno e cosseno. In: BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A Matemática Através dos Tempos: Um Guia Fácil e Prático para Professores e Entusiastas. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2012. Cap. 18.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: UNICAMP, 1995. Tradução de Hygino H. Domingues.

FELIX, D. D. História da trigonometria: um levantamento dos trabalhos produzidos nos cursos de especialização e graduação do departamento de matemática. 2011. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.

STAL, J. Ç. Trigonometria na formação inicial de professores de matemática. 2017. 158 f. Dissertação – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000216027. Acesso em: 15 jul. 2022

D’AMBROSIO, U. A interface entre História e Matemática: uma visão histórico-pedagógica. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 1, p. 41 - 64, 31 maio 2021.

RODRIGUES, M. V. S. Construções de tabelas de seno nas civilizações grega, árabe e indiana. 2020. 59 f. Dissertação - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38628. Acesso em: 15 jul. 2022.

Publicado

2023-01-13

Métricas


Visualizações do artigo: 153     PDF (Português (Brasil)) downloads: 204

Cómo citar

OLIVEIRA SANTOS, Guilherme; ARAUJO DE OLIVEIRA, Raissa; M. TRIVIZOLI, Lucieli. A noção de seno pelo estudo das cordas e meias-cordas: contextualizando com a história da matemática. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/91. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Sugestão para sala de aula