A noção de seno pelo estudo das cordas e meias-cordas: contextualizando com a história da matemática
Palabras clave:
História da Matemática, Trigonometria, SenoResumen
Este trabalho foi constituído a partir de discussões ocorridas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), e busca subsidiar professores na abordagem de conteúdos de trigonometria, em particular do conceito de seno. Tem-se por objetivo evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre o raio da circunferência e a medida dos ângulos, utilizando a construção da relação do seno a partir da contextualização histórica. Para isso, a História da Matemática e a confecção de um material manipulável são as estratégias adotadas para a construção da relação do seno. Espera-se que a partir desses encaminhamentos, hajam discussões que contribuam para a desmistificação da visão de que a matemática é uma ciência pronta e acabada, bem como auxiliem os alunos no processo de compreensão da relação em questão. Nesse sentido, entende-se que essa proposta pode auxiliar os professores ao trabalharem esse tema, possibilitando tanto a compreensão da relação de seno em si, quanto oportunizando a retomada de conceitos e saberes trabalhados em anos anteriores, necessários para as resoluções das atividades.
Descargas
Citas
BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. Metade é melhor: Seno e cosseno. In: BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A Matemática Através dos Tempos: Um Guia Fácil e Prático para Professores e Entusiastas. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2012. Cap. 18.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: UNICAMP, 1995. Tradução de Hygino H. Domingues.
FELIX, D. D. História da trigonometria: um levantamento dos trabalhos produzidos nos cursos de especialização e graduação do departamento de matemática. 2011. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
STAL, J. Ç. Trigonometria na formação inicial de professores de matemática. 2017. 158 f. Dissertação – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000216027. Acesso em: 15 jul. 2022
D’AMBROSIO, U. A interface entre História e Matemática: uma visão histórico-pedagógica. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 1, p. 41 - 64, 31 maio 2021.
RODRIGUES, M. V. S. Construções de tabelas de seno nas civilizações grega, árabe e indiana. 2020. 59 f. Dissertação - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38628. Acesso em: 15 jul. 2022.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 153 PDF (Português (Brasil)) downloads: 204
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Guilherme Oliveira Santos, Raissa Araujo de Oliveira, Lucieli M. Trivizoli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.