A noção de seno pelo estudo das cordas e meias-cordas: contextualizando com a história da matemática
Keywords:
História da Matemática, Trigonometria, SenoAbstract
Este trabalho foi constituído a partir de discussões ocorridas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), e busca subsidiar professores na abordagem de conteúdos de trigonometria, em particular do conceito de seno. Tem-se por objetivo evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre o raio da circunferência e a medida dos ângulos, utilizando a construção da relação do seno a partir da contextualização histórica. Para isso, a História da Matemática e a confecção de um material manipulável são as estratégias adotadas para a construção da relação do seno. Espera-se que a partir desses encaminhamentos, hajam discussões que contribuam para a desmistificação da visão de que a matemática é uma ciência pronta e acabada, bem como auxiliem os alunos no processo de compreensão da relação em questão. Nesse sentido, entende-se que essa proposta pode auxiliar os professores ao trabalharem esse tema, possibilitando tanto a compreensão da relação de seno em si, quanto oportunizando a retomada de conceitos e saberes trabalhados em anos anteriores, necessários para as resoluções das atividades.
Downloads
References
BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. Metade é melhor: Seno e cosseno. In: BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A Matemática Através dos Tempos: Um Guia Fácil e Prático para Professores e Entusiastas. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2012. Cap. 18.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: UNICAMP, 1995. Tradução de Hygino H. Domingues.
FELIX, D. D. História da trigonometria: um levantamento dos trabalhos produzidos nos cursos de especialização e graduação do departamento de matemática. 2011. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
STAL, J. Ç. Trigonometria na formação inicial de professores de matemática. 2017. 158 f. Dissertação – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000216027. Acesso em: 15 jul. 2022
D’AMBROSIO, U. A interface entre História e Matemática: uma visão histórico-pedagógica. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 1, p. 41 - 64, 31 maio 2021.
RODRIGUES, M. V. S. Construções de tabelas de seno nas civilizações grega, árabe e indiana. 2020. 59 f. Dissertação - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38628. Acesso em: 15 jul. 2022.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 153 PDF (Português (Brasil)) downloads: 205
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Guilherme Oliveira Santos, Raissa Araujo de Oliveira, Lucieli M. Trivizoli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.