ESCOLHENDO “ISSO E AQUILO” COM DESCARTES TAREFAS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores/as

Palabras clave:

História da Matemática, Geometria Analítica, Descartes, Ensino Médio

Resumen

Este trabalho propõe tarefas de matemática para alunos do Ensino Médio com base na leitura de “A Geometria”, de Descartes. São exercícios, problemas, explorações ou investigações que fazem uso didático da história para tratamento de conceitos e processos matemáticos, em particular aqueles ligados à correspondência entre expressões algébricas e representações geométricas. Toma-se por ponto de partida a leitura em português do primeiro livro de “A Geometria”, segundo a compreensão de que o contato com tratados históricos, ainda que desafiador, é também gratificante. Embora a abordagem cartesiana possa causar estranhamento à primeira vista, as tarefas levam à aplicação de propriedades familiares ao aluno, como razão de semelhança de triângulos, a fórmula resolutiva da equação de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Especialmente, as atividades exploram a noção de que os problemas colocados por Descartes podem ser enfrentados de diferentes maneiras, a partir da escolha de diferentes parâmetros e variáveis. Pretende-se que a perspectiva histórica tenha o condão não apenas de motivar o aluno, mas de conferir um significado mais profundo às noções matemáticas desenvolvidas nesta etapa escolar.

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Biografía del autor/a

Daniel Jelin, UFSCar, Sorocaba-SP, mestrando; Escola Anglo/Monteiro, Piedade-SP, professor

É bacharel em Geologia pela Universidade de São Paulo, licenciado em Matemática pela Instituto Claretiano e mestrando em Matemática pelo Profmat, na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. É professor de Ensino Médio na escola Anglo/Monteiro, de Piedade-SP, e do Ensino Fundamental II na rede pública municipal de Iperó-SP.

Antonio Luís Venezuela, UFSCar, Sorocaba-SP, docente do Departamento de Física, Química e Matemática

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, São Paulo (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, USP, (2008). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR - Campus de Sorocaba, está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGECE) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Em 2018 atuou como Coordenador do Programa de Iniciação Científica (PIC) destinado aos medalhistas da OBMEP (Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas). Atualmente é Coordenador Nacional do Fórum Hotel de Hilbert do PIC da OBMEP e Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR - Campus de Sorocaba. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, no tema referente à modelagem matemática associada aos processos de filtração tangencial e simulação via GITT (Generalized Integral Transform Technique). Também tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Gravitação e Variedades Topológicas, Relatividade Restrita e Geral relacionadas às Superfícies Mínimas.

Citas

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Publicado

2021-09-25

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Cómo citar

JELIN, Daniel; VENEZUELA, Antonio Luís. ESCOLHENDO “ISSO E AQUILO” COM DESCARTES TAREFAS PARA O ENSINO MÉDIO. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/74. Acesso em: 6 oct. 2024.

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