A PARIDADE PRESENTE EM DUAS CONTRIBUIÇÕES TOPOLÓGICAS: EULER E MÖBIUS
Palabras clave:
História da Matemática, Euler, Möbius, Teorema da ParidadeResumen
O intuito deste artigo é apresentar uma forma contextualizada de se trabalhar conteúdos mais complexos, no caso a Topologia, e iniciarmos este estudo considerando uma particularidade elementar das teorias, no nosso exemplo, ligadas ao básico da Teoria dos Números. O contrário também pode ser feito, ou seja, partirmos do complexo para o elementar, sempre observando que a proposta inicial não exige aprofundamento da parte que encerra mais conceitos nos conteúdos. O projeto constitui-se em introduzir tópicos de Topologia, destacando uma propriedade elementar comum entre o estudo dos problemas das pontes de Königsberg e da Faixa de Möbius. No caso do modelo aqui apresentado, esta propriedade é o Teorema da Paridade aplicada aos números naturais. Para tanto, utilizaremos um problema clássico de operações fundamentais que envolve várias variáveis e, por esse motivo, exige uma análise, antes de sua solução, sob essa perspectiva, ou melhor, utilizando-se dessa teoria. Nossa vontade é, também, de colaborar para que os tortuosos e difíceis caminhos da pesquisa histórica, vistos a priori, se transformem em prazer e conhecimento a posteriori, ajudando a diminuir, mesmo que minimamente, o negligenciamento pelo qual a História da Matemática vem passando por todos estes anos.
Descargas
Citas
EULER, L. Solutio problematis ad geometriam situs pertinentes. 1736. Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=euler-works. Acesso em: 12 Fev. 2021.
GROSS, J. L.; YELLEN, J.; ZHANG, P. Handbook of Graph Theory. Chapter1, Section 1.3. History of Graph Theory. 2013. p. 31 – 51. Disponível em: https://www.routledgehandbooks.com/pdf/doi/10.1201/b16132-3. Acesso em: 12 Fev. 2021.
LISTING, J. B. Vorstudien zur Topologie. Reimpresso a partir dos estudos de Göttingen. 1847. Göttingen perto de Vandenhoeck e Ruprecht. 1848. p. 6. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=12cLAAAAYAAJ&hl=pt&pg=GBS.PP6. Acesso em: 16 Fev. 2021.
LOPES, F. J. A.; TÁBOAS, P. Z. Euler e as Pontes de Königsberg. Revista Brasileira de História da Matemática. Vol. 15, nº 30, 2015. p. 23 – 32. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/82/56. Acesso em: 12 Fev. 2021.
NOBRE, S. R. O problema das 100 aves. In: Revista do Professor de Matemática. V. 85. Ano 32. 2014. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/85/1.html. Acesso em: 15 Fev. 2021.
O'CONNOR, J.J.; ROBERTSON, E.F. Johann Benedict Listing. Licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. School of Mathematics and Statistics University of St. Andrews, Scotland. 2000. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Listing/. Acesso em: 11 Fev. 2021.
__________. Leonhard Euler. Licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. School of Mathematics and Statistics University of St. Andrews, Scotland. 1998. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Euler/. Acesso em: 08 Fev. 2021.
__________. August Ferdinand Möbius. Licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. School of Mathematics and Statistics University of St. Andrews, Scotland. 1997. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Mobius/. Acesso em: 14 Fev. 2021.
SILVA, A. M. da. Rá-Tim-Bum – Senta, Que Lá Vem a História. Trabalho apresentado ao Expocom, na divisão temática de Comunicação Audiovisual do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0337-1.pdf. Acesso em: 16 Fev. 2021.
ZAZKIS, R. Number Theory in Mathematics Education: Queen and Servant. Mediterranean Journal for Research in Mathematics Education. Vol. 8,1, 2009. p. 13-14. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rina_Zazkis/publication/273773087_Number_Theory_in_mathematics_education_Queen_and_Servant/links/550c72970cf2ac2905a40f0d/Number-Theory-in-mathematics-education-Queen-and-Servant.pdf. Acesso em: 16 Fev. 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 123 PDF (Português (Brasil)) downloads: 198
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maxwell Gonçalves Araújo, Sergio Roberto Nobre
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.