A PARIDADE PRESENTE EM DUAS CONTRIBUIÇÕES TOPOLÓGICAS: EULER E MÖBIUS

Authors

Keywords:

História da Matemática, Euler, Möbius, Teorema da Paridade

Abstract

O intuito deste artigo é apresentar uma forma contextualizada de se trabalhar conteúdos mais complexos, no caso a Topologia, e iniciarmos este estudo considerando uma particularidade elementar das teorias, no nosso exemplo, ligadas ao básico da Teoria dos Números. O contrário também pode ser feito, ou seja, partirmos do complexo para o elementar, sempre observando que a proposta inicial não exige aprofundamento da parte que encerra mais conceitos nos conteúdos. O projeto constitui-se em introduzir tópicos de Topologia, destacando uma propriedade elementar comum entre o estudo dos problemas das pontes de Königsberg e da Faixa de Möbius. No caso do modelo aqui apresentado, esta propriedade é o Teorema da Paridade aplicada aos números naturais. Para tanto, utilizaremos um problema clássico de operações fundamentais que envolve várias variáveis e, por esse motivo, exige uma análise, antes de sua solução, sob essa perspectiva, ou melhor, utilizando-se dessa teoria. Nossa vontade é, também, de colaborar para que os tortuosos e difíceis caminhos da pesquisa histórica, vistos a priori, se transformem em prazer e conhecimento a posteriori, ajudando a diminuir, mesmo que minimamente, o negligenciamento pelo qual a História da Matemática vem passando por todos estes anos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maxwell Gonçalves Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009). É doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. Atualmente é professor efetivo, com Dedicação Exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, racionalismo, crítica, comunicação, inclusão, educação e método.

Sergio Roberto Nobre, niversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Titular do Departamento de Matemática - IGCE, UNESP. Membro Efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris). Graduado em Matemática pela UNICAMP (1982) e doutor em História da Matemática pela Sektion Mathematik e Karl Sudhoff Institut da Universidade de Leipzig, Alemanha (1994). Pós-Doutorado realizado na Ludwig-Maximilian-Universität, Munique (1999-2000). Livre-Docente em História da Matemática (2001) pela UNESP. Vice-Diretor e Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP (2009-2017) e Vice-Reitor da UNESP (2017-2021). Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática, tendo sido seu Secretário-Geral (1999-2007) e Presidente (2007-20015). Membro do Executive Committee da International Commission for the History of Mathematics (2004-2017). Pesquisador convidado do Max-Planck-Institut für Geschichte der Naturwissenschaften - Berlin (08/2003-02/2004). Outras atividades: Editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Desenvolve pesquisas em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática e história da matemática no Brasil.

References

EULER, L. Solutio problematis ad geometriam situs pertinentes. 1736. Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=euler-works. Acesso em: 12 Fev. 2021.

GROSS, J. L.; YELLEN, J.; ZHANG, P. Handbook of Graph Theory. Chapter1, Section 1.3. History of Graph Theory. 2013. p. 31 – 51. Disponível em: https://www.routledgehandbooks.com/pdf/doi/10.1201/b16132-3. Acesso em: 12 Fev. 2021.

LISTING, J. B. Vorstudien zur Topologie. Reimpresso a partir dos estudos de Göttingen. 1847. Göttingen perto de Vandenhoeck e Ruprecht. 1848. p. 6. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=12cLAAAAYAAJ&hl=pt&pg=GBS.PP6. Acesso em: 16 Fev. 2021.

LOPES, F. J. A.; TÁBOAS, P. Z. Euler e as Pontes de Königsberg. Revista Brasileira de História da Matemática. Vol. 15, nº 30, 2015. p. 23 – 32. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/82/56. Acesso em: 12 Fev. 2021.

NOBRE, S. R. O problema das 100 aves. In: Revista do Professor de Matemática. V. 85. Ano 32. 2014. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/85/1.html. Acesso em: 15 Fev. 2021.

O'CONNOR, J.J.; ROBERTSON, E.F. Johann Benedict Listing. Licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. School of Mathematics and Statistics University of St. Andrews, Scotland. 2000. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Listing/. Acesso em: 11 Fev. 2021.

__________. Leonhard Euler. Licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. School of Mathematics and Statistics University of St. Andrews, Scotland. 1998. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Euler/. Acesso em: 08 Fev. 2021.

__________. August Ferdinand Möbius. Licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. School of Mathematics and Statistics University of St. Andrews, Scotland. 1997. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Mobius/. Acesso em: 14 Fev. 2021.

SILVA, A. M. da. Rá-Tim-Bum – Senta, Que Lá Vem a História. Trabalho apresentado ao Expocom, na divisão temática de Comunicação Audiovisual do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0337-1.pdf. Acesso em: 16 Fev. 2021.

ZAZKIS, R. Number Theory in Mathematics Education: Queen and Servant. Mediterranean Journal for Research in Mathematics Education. Vol. 8,1, 2009. p. 13-14. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rina_Zazkis/publication/273773087_Number_Theory_in_mathematics_education_Queen_and_Servant/links/550c72970cf2ac2905a40f0d/Number-Theory-in-mathematics-education-Queen-and-Servant.pdf. Acesso em: 16 Fev. 2021.

Published

2021-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 123     PDF (Português (Brasil)) downloads: 198

How to Cite

GONÇALVES ARAÚJO, Maxwell; NOBRE, Sergio Roberto. A PARIDADE PRESENTE EM DUAS CONTRIBUIÇÕES TOPOLÓGICAS: EULER E MÖBIUS. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/72. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Histórias da Matemática