A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”
Palabras clave:
truque de Fibonacci, História da MatemáticaResumen
O recurso à história da matemática como forma de potencializar as abordagens didáticas no ambiente escolar,assunto abordado por pesquisadores de várias partes do mundo,serviu de mote para a constituição deste texto, que envolve um matemático medieval, um curioso problema daqueles tempos e o estabelecimento de uma notávelsequência numérica.Os detalhes sobre a trama serão tratados num espaço específico deste texto.Precede uma pequena discussão acerca do uso da história da matemática pelo professorem sala de aula.
Descargas
Citas
ALENCAR,M.E.G.de.O número F e a seqüência de Fibonacci.In:A Física na escola.São Paulo,v.5,nº2,out./2004.
BRASIL.MinistériodaEducação.SecretariadeEducaçãoFundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental)
Brasília:MEC,1998.
BROWN,D.O Código da Vinci.Tradução de Celina Cavalcante.Rio de Janeiro: Sextante,2003.
HOGBEN,L.Maravilhas da Matemática.3.ed.Tradução de Paulo Moreira da Silva.Porto Alegre:Globo,1952.
MACHADO,N. J.Ação do Professor: quatro verbos fundamentais. In:Revista Perspectiva.Erechim-RS,v.27,p.7-17,2003.
MENDES, F. M. P. A Matemática na Natureza. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática e Ciências da Natureza).Universidade de Trás-os-Montes e Alto
Douro,Vila Real,2007.
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivasna aprendizagem.Ed.rev.e aum.São Paulo:Livraria da Física,2009.
MIGUEL,A.;MIORIM,M.A.História na Educação Matemática:propostas e desafios.Belo Horizonte:Autêntica,2004.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 109 PDF (Português (Brasil)) downloads: 144
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Tercio Girelli Kill, Andressa Cesana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.