A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”

Authors

  • Tercio Girelli Kill tercio@corrigir.com
    Universidade Federaldo Espírito Santo
  • Andressa Cesana andressa@corrigir.com
    Universidade Federaldo Espírito Santo

Keywords:

truque de Fibonacci, História da Matemática

Abstract

O recurso à história da matemática como forma de potencializar as abordagens didáticas no ambiente escolar,assunto abordado por pesquisadores de várias partes do mundo,serviu de mote para a constituição deste texto, que envolve um matemático medieval, um curioso problema daqueles tempos e o estabelecimento de uma notávelsequência numérica.Os detalhes sobre a trama serão tratados num espaço específico deste texto.Precede uma pequena discussão acerca do uso da história da matemática pelo professorem sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALENCAR,M.E.G.de.O número F e a seqüência de Fibonacci.In:A Física na escola.São Paulo,v.5,nº2,out./2004.

BRASIL.MinistériodaEducação.SecretariadeEducaçãoFundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental)

Brasília:MEC,1998.

BROWN,D.O Código da Vinci.Tradução de Celina Cavalcante.Rio de Janeiro: Sextante,2003.

HOGBEN,L.Maravilhas da Matemática.3.ed.Tradução de Paulo Moreira da Silva.Porto Alegre:Globo,1952.

MACHADO,N. J.Ação do Professor: quatro verbos fundamentais. In:Revista Perspectiva.Erechim-RS,v.27,p.7-17,2003.

MENDES, F. M. P. A Matemática na Natureza. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática e Ciências da Natureza).Universidade de Trás-os-Montes e Alto

Douro,Vila Real,2007.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivasna aprendizagem.Ed.rev.e aum.São Paulo:Livraria da Física,2009.

MIGUEL,A.;MIORIM,M.A.História na Educação Matemática:propostas e desafios.Belo Horizonte:Autêntica,2004.

Published

2015-09-15

Métricas


Visualizações do artigo: 111     PDF (Português (Brasil)) downloads: 145

How to Cite

GIRELLI KILL, Tercio; CESANA, Andressa. A História da Matemática subsidiando contextos de abordagem para a resolução de problemas: O caso do “truque de Fibonacci”. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 65–72, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/19. Acesso em: 3 dec. 2024.

Issue

Section

Sugestão para sala de aula