A contribuição da Geometria Dinâmica na Resolução Geométrica de Equações do Segundo Grau como proposto por Descartes

Autores/as

  • Rony C. O. Freitas rony@corrigir.com
  • Lauro Chagas e Sá lauro@corrigir.com
  • Vito Rodrigues Franzosi vito@corrigir.com

Resumen

Há algum tempo que o uso de tecnologias como recursos didáticos na educação tem sido objeto de estudos e pesquisas,seja por causa do caráter motivador que esse uso tem sobre os estudantes, ou porpoder introduzirnovas formasde ensinar e aprender,haja vista, por exemplo,as mudanças incorporadas pelos software s de geometria dinâmica.Contudo,a lenta inserção desses novos artefatos nas escolas, acrescida de dificuldades encontradas por professores,sobretudo por questões metodológicas, tem dificultado o processo de incorporação dastecnologiasna educação.Isso tem levado a mudançasrelativamente modestas na prática docente,que continua mergulhada em métodos tradicionais de ensino,os quais dificultam a inserção da tecnologia de forma a motivara criatividade dosestudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOYER,C.B.História da Matemática.Tradução de Elza F.Gomide.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1974.

BRASIL.Orientações curriculares para o Ensino Médio:Ciências da natureza, matemática e suastecnologias.Brasília:MEC/SEF,2006.

DYNNIKOV,C.M.S.S.;SAD,L.A.Uma abordagem pedagógica para o uso de fontesoriginaisem História da Matemática.Guarapuava:SBHMat,2007.

FLANDERS,H.Softwares para álgebra:o que devem ser? In:COXFORD,A.F.e SHULTE,A.P.(orgs.).Asideiasda álgebra.São Paulo:Atual,1995, p.171-174.

HOUSE, P. A. Reformular a álgebra na escola média: por que e como? In: COXFORD,A.F.e SHULTE,A.P.(orgs.).As ideiasda álgebra.São Paulo:Atual,

, p.1-8.

LOPES,M.M.Potencialidades do software geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. In: III Encontro Regional de Educação Matemática. 2011.

Mossoró-RN.Anais.Mossoró,2011.

McCONNELL,J.W.Tecnologia e álgebra.In:COXFORD,A.F.e SHULTE,A.P. (orgs.).Asideiasda álgebra.São Paulo:Atual,1995,p.162-170.

MENDES, I. A.. Atividades Históricas para o ensino de Trigonometria. In: MIGUEL,A..e t. al. História da Matemática em AtividadesDidáticas.São Paulo:

Editora Livraria da Física,2009,pp 105-178.

MENEGOTTO,G.;DE LARA,I.C.M.Contribuiçõesdo SoftwareGeoalgebra Para o Estudo de Paralelogramos.ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,v.4,n.2,p.31-55,novembro 2011.Disponívelem:<http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2012/03/Giuliana.pdf>.Acesso em:20 set.2012.

Publicado

2015-09-15

Métricas


Visualizações do artigo: 196     PDF (Português (Brasil)) downloads: 452

Cómo citar

FREITAS, Rony C. O.; CHAGAS E SÁ, Lauro; RODRIGUES FRANZOSI, Vito. A contribuição da Geometria Dinâmica na Resolução Geométrica de Equações do Segundo Grau como proposto por Descartes. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 33–41, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/16. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Histórias da Matemática