A contribuição da Geometria Dinâmica na Resolução Geométrica de Equações do Segundo Grau como proposto por Descartes
Abstract
Há algum tempo que o uso de tecnologias como recursos didáticos na educação tem sido objeto de estudos e pesquisas,seja por causa do caráter motivador que esse uso tem sobre os estudantes, ou porpoder introduzirnovas formasde ensinar e aprender,haja vista, por exemplo,as mudanças incorporadas pelos software s de geometria dinâmica.Contudo,a lenta inserção desses novos artefatos nas escolas, acrescida de dificuldades encontradas por professores,sobretudo por questões metodológicas, tem dificultado o processo de incorporação dastecnologiasna educação.Isso tem levado a mudançasrelativamente modestas na prática docente,que continua mergulhada em métodos tradicionais de ensino,os quais dificultam a inserção da tecnologia de forma a motivara criatividade dosestudantes.
Downloads
References
BOYER,C.B.História da Matemática.Tradução de Elza F.Gomide.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1974.
BRASIL.Orientações curriculares para o Ensino Médio:Ciências da natureza, matemática e suastecnologias.Brasília:MEC/SEF,2006.
DYNNIKOV,C.M.S.S.;SAD,L.A.Uma abordagem pedagógica para o uso de fontesoriginaisem História da Matemática.Guarapuava:SBHMat,2007.
FLANDERS,H.Softwares para álgebra:o que devem ser? In:COXFORD,A.F.e SHULTE,A.P.(orgs.).Asideiasda álgebra.São Paulo:Atual,1995, p.171-174.
HOUSE, P. A. Reformular a álgebra na escola média: por que e como? In: COXFORD,A.F.e SHULTE,A.P.(orgs.).As ideiasda álgebra.São Paulo:Atual,
, p.1-8.
LOPES,M.M.Potencialidades do software geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. In: III Encontro Regional de Educação Matemática. 2011.
Mossoró-RN.Anais.Mossoró,2011.
McCONNELL,J.W.Tecnologia e álgebra.In:COXFORD,A.F.e SHULTE,A.P. (orgs.).Asideiasda álgebra.São Paulo:Atual,1995,p.162-170.
MENDES, I. A.. Atividades Históricas para o ensino de Trigonometria. In: MIGUEL,A..e t. al. História da Matemática em AtividadesDidáticas.São Paulo:
Editora Livraria da Física,2009,pp 105-178.
MENEGOTTO,G.;DE LARA,I.C.M.Contribuiçõesdo SoftwareGeoalgebra Para o Estudo de Paralelogramos.ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,v.4,n.2,p.31-55,novembro 2011.Disponívelem:<http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2012/03/Giuliana.pdf>.Acesso em:20 set.2012.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 196 PDF (Português (Brasil)) downloads: 452
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Rony C. O. Freitas, Lauro Chagas e Sá, Vito Rodrigues Franzosi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.