CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS E A BNCC: DISCUSSÕES A PARTIR DA CORTINA RASANTE DE VAUBAN

Autores/as

Palabras clave:

BNCC, Cortina Rasante, Ensino de Geometria

Resumen

O artigo tem, como principal objetivo, identificar a presença de conhecimentos matemáticos, mais precisamente conteúdo do ensino de geometria previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a partir de investigações em um modelo específico de construções, denominado de Cortina Rasante, característico do engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre, o Marquês de Vauban (1633-1707). A pesquisa descritiva documental bibliográfica foi pautada no uso da história da matemática em sala de aula, alinhado com as orientações curriculares, habilidades e competências da BNCC. Com esta, foi possível colher dados e métodos, além de alternativas para a dinâmica de ensino de matemática em sala de aula. Também, se ressaltou a importância das tendências pedagógicas para o processo de ensino, que possibilitaram outras perspectivas da visão já estabelecida sobre a educação matemática. Esperamos que esta pesquisa possibilite a utilização de novos métodos de ensino e que esta contribua positivamente ao processo de aprendizagem de matemática no ambiente escolar, servindo de auxílio para o professor da disciplina.

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Biografía del autor/a

Joyce Carvalho de Sá, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Daniele Esteves Pereira Smith , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Possui especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2002). Licenciada plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (1995). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atuou durante 21 anos na Secretaria Estadual de Educação SEDUC/PA como professora de matemática em todos os níveis da Educação Básica. Coordenou o núcleo matemática Cametá do Projeto Residência Pedagógica nas três edições. Foi professora formadora de projetos federais como o Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica - PARFOR/UFPA e no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Exerceu a função de professora substituta na UEPA. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: Historia da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores, Alfabetização Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2024-12-09

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Cómo citar

SÁ, Joyce Carvalho de; SMITH , Daniele Esteves Pereira. CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS E A BNCC: DISCUSSÕES A PARTIR DA CORTINA RASANTE DE VAUBAN. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/125. Acesso em: 22 dic. 2024.