CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS E A BNCC: DISCUSSÕES A PARTIR DA CORTINA RASANTE DE VAUBAN
Keywords:
BNCC, Cortina Rasante, Ensino de GeometriaAbstract
O artigo tem, como principal objetivo, identificar a presença de conhecimentos matemáticos, mais precisamente conteúdo do ensino de geometria previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a partir de investigações em um modelo específico de construções, denominado de Cortina Rasante, característico do engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre, o Marquês de Vauban (1633-1707). A pesquisa descritiva documental bibliográfica foi pautada no uso da história da matemática em sala de aula, alinhado com as orientações curriculares, habilidades e competências da BNCC. Com esta, foi possível colher dados e métodos, além de alternativas para a dinâmica de ensino de matemática em sala de aula. Também, se ressaltou a importância das tendências pedagógicas para o processo de ensino, que possibilitaram outras perspectivas da visão já estabelecida sobre a educação matemática. Esperamos que esta pesquisa possibilite a utilização de novos métodos de ensino e que esta contribua positivamente ao processo de aprendizagem de matemática no ambiente escolar, servindo de auxílio para o professor da disciplina.
Downloads
References
ALSACE Rhin Brisach. Office de Tourisme Alsace Rhin Brisach. Museu de Vauban. S.d. Disponível em: < https://www.visitalsacerhinbrisach.com/en/fiche-sit/F246005330_vauban-museum-neuf-brisach-en/>. Acesso em 10 de outubro de 2024.
ALVES, Francisco Regis. Vieira. Didática de matemática: seus pressupostos de origem epistemológica, Metodologia Metodológica e Cognitiva. Interfaces da Educação. Paranaíba, v. 7, n 21, p. 131-150, 2016.
BALIETE Jean Marie. Neuf-Brisach 1698 a 1870. Da obra-prima de Vauban à fortaleza desconhecida: p. 151-170, 320-321. In: Vol. 3 da série de publicações Fortress Research da Sociedade Alemã para Pesquisa de Fortaleza. Publicação Steiner, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
BRITO, Arlete de Jesus; CARVALHO, Dionei Lucchesi. História da matemática em atividades didáticas. 2.ed. São Paulo: LF Editorial, 2009.
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios Temáticos História e Matemática em Sala de Aula. 1ª Edição. SBEM/SBEM-PA. Belém/PÁ, CIP, 2017.
D’ AMBROSIO, Beatriz Silva. Formação de Professores de Matematica para o século XXI: o Grande desafio. Pro-Posições. Vol. 4 nº 1, março de 1993.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática Elementar 9: Geometria Plana. 9ª edição. 2013.
DUMINY, Adèle. Neuf-Brisach : l'ultime chef d’œuvre de Vauban. Le Dauphine. 2020. Disponível em: <https://www.ledauphine.com/magazine-tourisme-et-patrimoine/2020/06/14/neuf-brisach-l-ultime-chef-d-oeuvre-de-vauban>. Acesso em 5 de outubro de 2024.
FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. Etnomatematica: Novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009. Disponível em: <https://www.etnomatematica.org/home/wp-content/uploads/2020/05/Etnomatematica-2.pdf#page=16>. Acesso em 22 de agosto de 2024.
FRANÇA. Etude relative à la gestion intégrée de la couverture végétale des fortifications de la Ville de Neuf-Brisach. Département Haut-Rhin. 2010. Disponível em: <http://lorraine-entomologie.org/webobs/biblio/docpdf/Treiber2010-1640.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2024.
Imagem da Estrutura da Fortificação Neuf-Brisach. Site Alsace Rhino Brisach. Disponível em: https://www.visitalsacerhinbrisach.com/en/fiche-sit/F246005330_vauban-museum-neuf-brisach-en/. Acesso em 08 dez. 2024.
MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de matemática: Fundamentos e sugestões didáticas para professores. 1ª Edição. Belém/ PÁ. CIP, 2016.
MORI, Victor Hugo; LEMOS, Carlos A. Cerqueira; CASTRO, Adler H. Fonseca. Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do porto de santos. São Paulo: CIP, 1018. Disponível em: . Acessado em 16 de novembro de 2023.
MÜLLER, Iraci. Tendências atuais de educação matemática. UNOPAR. V. 1, n.1, Londrina. 2000.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 34 PDF (Português (Brasil)) downloads: 14
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Joyce Carvalho de Sá, Daniele Esteves Pereira Smith
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.