MATEMÁTICA E LINGUÍSTICA NA CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA DO SÉCULO XII: UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA
Palabras clave:
Matemática Islâmica., Análise Combinatória, Não eurocentrismoResumen
O estudo de problemas de contagem se inicia no Ensino Fundamental e se aprofunda no Ensino Médio, incluindo problemas complexos, como a quantidade de anagramas que podem ser formados a partir de uma palavra. De modo similar, Ahmad al-Muncim (?–1228), um estudioso islâmico do século XII, escreveu uma obra na qual apresentou um problema envolvendo quantidades de palavras que podem ser formadas a partir de determinado número de letras. Ele não apenas recorreu à tradição islâmica de resolução por meio de tabelas, mas também introduziu o uso de fórmulas para oferecer soluções ao problema. Neste artigo, exploramos tanto a solução proposta por al-Muncim, na tentativa de sermos não-anacrônicos, e uma abordagem pedagógica moderna, inspirada pelo Presentismo Pedagógico defendido por Fendler, que viabiliza a discussão desse problema em sala de aula, incentivando uma compreensão crítica e destacando a riqueza da matemática não-eurocêntrica.
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