REFLEXÕES SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A LUZ DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

Livros Didáticos de Matemática, Pesquisa Historiográfica, Poliedros de Platão

Resumo

Os livros didáticos de Matemática têm suscitado o interesse de pesquisadores em Educação Matemática devido ao seu papel desempenhado nas práticas escolares. Neste artigo temos por objetivo refletir sobre o conteúdo Poliedros de Platão em livros destinados ao Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático sob o viés da pesquisa historiográfica. Essa perspectiva nos trouxe inquietações no que tange a como esse conteúdo é apresentado nos livros didáticos, sobretudo destacamos equívocos históricos e anacronismos ao afirmarem que os Poliedros de Platão não são poliedros regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP), orientando dissertações na linha de pesquisa de História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. Atua como Editor Associado da Revemop - Revista de Educação Matemática de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática e Etnomatemática.

Roseli Alves de Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica no curso de Matemática no Campus Seropédica na UFRRJ, em disciplinas especificas dos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Estágios Supervisionados no curso de licenciatura. Presidente da Comissão Interna de Projetos e Programas de Extensão do Instituto de Ciências Exatas-UFRRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, vinculando as experiências no Ensino de Matemática e História das Ciências, com estudos voltados à história da álgebra e análise matemática nos séculos XVII e XVIII e possíveis interfaces entre o Ensino e Aprendizagem de Matemática, Tecnologia e História das Ciências. Atualmente, pesquisadora junto ao grupo HEMMSUT ? História, Educação Matemática e Mulheres: Saberes, União e Trajetórias - UFRRJ, cuja proposta é constituir-se em um grupo para estudos, discussões, reflexões e aprendizagem nas questões de gênero que se fazem presentes no mundo da matemática, e o papel da mulher na matemática em tais contextos.

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Licenciada em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Referências

AARTS, J. M. Plane and Solid Geometry. Trad. ERNE, Reinie. Springer, 2008.

AMARAL, R. B. et al. Livro didático de matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.

ANDRADE, T. M. Matemática Interligada – Geometria espacial e plana. São Paulo: Editora Scipione, 2020.

BONJORNO, J. R.; JUNIOR, J. R; SOUSA, P. R.C. Prisma matemática: Geometria: Ensino médio: área do Conhecimento: matemática e suas tecnologias– 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 154, n. 137, p. 7-8, 19 jul. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. DF, Brasília: INEP, 2022.

CHARALAMBOUS, C. Y.; et al. A comparative analysis of the addition and subtraction of fractions in textbooks from three countries. Mathematical thinking and learning, v. 12, n. 2, p. 117-151, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10986060903460070. Acesso em 10 jun. 2020.

EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.

FAN, L; et al. Textbook research in mathematics education: developmentstatus and directions. ZDM, [s.l.], v. 45, n. 5, p. 633-646, 2013.

GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P. Discussões sobre livros e materiais didáticos nas Licenciaturas em Matemática das universidades estaduais paulistas: revelações de seus Projetos Pedagógicos de Curso. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-24, 2023.

HOYRUP, J. Changing trends in the historiography of mesopotamiam mathematics – Na insider’s view, Revised Contribution to the Conference “Contemporary Trends in the Historiography of Science”. Corfu: May 27, June 1, 1991

MOREIRA, K. H.; SILVA, M. Um inventário: o livro didático de História em pesquisas (1980 a 2005). São Paulo: Editora: Unesp, 2011.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Trad. LOPES, Rodolfo. Coleção Autores gregos e Latinos. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. 2011.

PEROVANO, A. P. Perspectivas de professores sobre a escolha do livro didático de matemática. 2022. 284 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2022.

REZAT, S; et al. (org.). Proceedings of the Third International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-3). Paderborn, Germany: Universitätsbibliothek Paderborn, 2019.

SOUZA, J.; GARCIA, J. #Contato matemática, 2º ano. 1ed. São Paulo: FTD. 2016.

SMOLE, K. S. DINIZ, M. I. Matemática para compreender o mundo. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016

Downloads

Publicado

2023-07-01

Métricas


Visualizações do artigo: 313     PDF downloads: 268

Como Citar

OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; MOURA, Roseli Alves de; PEROVANO, Ana Paula. REFLEXÕES SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A LUZ DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA . Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/95. Acesso em: 21 nov. 2024.