REFLEXÕES SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A LUZ DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

Livros Didáticos de Matemática, Pesquisa Historiográfica, Poliedros de Platão

Resumo

Os livros didáticos de Matemática têm suscitado o interesse de pesquisadores em Educação Matemática devido ao seu papel desempenhado nas práticas escolares. Neste artigo temos por objetivo refletir sobre o conteúdo Poliedros de Platão em livros destinados ao Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático sob o viés da pesquisa historiográfica. Essa perspectiva nos trouxe inquietações no que tange a como esse conteúdo é apresentado nos livros didáticos, sobretudo destacamos equívocos históricos e anacronismos ao afirmarem que os Poliedros de Platão não são poliedros regulares.

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Biografia do Autor

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP), orientando dissertações na linha de pesquisa de História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. Atua como Editor Associado da Revemop - Revista de Educação Matemática de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática e Etnomatemática.

Roseli Alves de Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica no curso de Matemática no Campus Seropédica na UFRRJ, em disciplinas especificas dos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Estágios Supervisionados no curso de licenciatura. Presidente da Comissão Interna de Projetos e Programas de Extensão do Instituto de Ciências Exatas-UFRRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, vinculando as experiências no Ensino de Matemática e História das Ciências, com estudos voltados à história da álgebra e análise matemática nos séculos XVII e XVIII e possíveis interfaces entre o Ensino e Aprendizagem de Matemática, Tecnologia e História das Ciências. Atualmente, pesquisadora junto ao grupo HEMMSUT ? História, Educação Matemática e Mulheres: Saberes, União e Trajetórias - UFRRJ, cuja proposta é constituir-se em um grupo para estudos, discussões, reflexões e aprendizagem nas questões de gênero que se fazem presentes no mundo da matemática, e o papel da mulher na matemática em tais contextos.

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Licenciada em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

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Publicado

2023-07-01
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Como Citar

OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; MOURA, Roseli Alves de; PEROVANO, Ana Paula. REFLEXÕES SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A LUZ DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA . Revista História da Matemática para Professores, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/95. Acesso em: 9 maio. 2024.