HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO: SOBRE A COMPREENSÃO DO VOLUME DA ESFERA COM ARQUIMEDES

Autores/as

Palabras clave:

Volume, Esfera, Geometria Espacial, História da Matemática no Ensino

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo construir junto aos alunos do ensino médio o fato de que o volume da esfera depende única e exclusivamente da medida do seu raio, usando a História da Matemática como um recurso metodológico. Tendo em vista que a formalização deste resultado é pouco explorada pelos professores da educação básica, as contribuições de Arquimedes são levadas para a sala de aula com o intuito de facilitar o ensino e a aprendizagem deste tópico. Acreditamos que a metodologia escolhida permite aumentar o capital cultural e matemático dos alunos e dos professores, além de apontar para outras a relações envolvendo diferentes conteúdos Matemáticos diferentes da geometria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Felipe Neves Martins, Colégio Pedro II

Bacharel e Licenciado em Matemática pelo IM-UFRJ (1993) com Especialização em Matemática para Professores de Matemática também pelo IM-UFRJ (2000). É Mestre em Ciências pelo PESC COPPE-UFRJ (2005) e Doutor em Ciências pelo PPG HCTE-UFRJ (2011). É professor do Colégio Pedro II,. Como reflexo da pesquisa de doutoramento, concentra suas leituras e reflexões na área de História da Matemática Alemã da segunda metade do século XIX, especialmente dedicado aos trabalhos de David Hilbert em Geometria Sintética e Teoria dos Invariantes Algébricos. Em estágio de pós-doutoramento sob as supervisões de Gérard Émile Grimberg (UFRJ) e Phillippe Nabonnand (Université de Lorraine - Nancy) pesquisa os trabalhos de Jean Gaston Darboux, na área de História da Geometria Diferencial na França do século XIX.

Diego Tranjan Viug, Colégio Pedro II

Bacharel e Licenciado em Matemática pelo IM-UFRJ (2010) e Mestre em Matemática pela UERJ (2016). Tem experiência no Ensino de Matemáticas nos diferentes níveis escolares. É professor da carreira EBTT do Colégio Pedro II onde exerce a função de coordenador pedagógico de Matemática do Campus Realengo II (2018-atual). Atua como professor no curso de Especialização em Educação Matemática do Colégio Pedro II desde 2022, dedicando-se a formação de professores de Matemática e de professores que ensinam Matemática. É autor de diversos materiais didáticos de Matemática para a Educação Básica, além de possuir experiência na supervisão da elaboração de materiais ligados a tecnologia e ensino. Nos últimos anos vem dedicando-se à formação de jovens talentos através de estudos aprofundados com foco em olimpíadas matemáticas: OBMEP, OMERJ e Canguru. Tem concentrado suas pesquisas na área de Geometrias e Ensino, com trabalhos publicados sobres os temas.

Raphael Martins Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Especialização em Educação Matemática pelo Colégio Pedro II. Atualmente é aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio (PPGE/PUC-Rio), pesquisando na área Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. 

Citas

CHAQUIAM, M. Histórias e Matemáticas em sala de aula, contextos textos e atividades. Série História da Matemática no Ensino da Matemática. Vol.2. São Paulo: LF Editorial, 2023.

DANTE, L. R e VIANA, F. Matemática em Contextos. São Paulo: Ática, 1ª Edição, 2020.

SILVA, E. M. da, SAITO, O. H., & MATTOS, S. G. de. Determinando o volume do Sólido de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) por meio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(2), 044–061, 2019.

SIMMONS, G. F.Cálculo com Geometria Analítica. New York: Pearson, 1ª Edição, 1993.

Publicado

2024-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 36     PDF (Português (Brasil)) downloads: 54

Cómo citar

NEVES MARTINS, Daniel Felipe; TRANJAN VIUG, Diego; MARTINS GOMES, Raphael. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO: SOBRE A COMPREENSÃO DO VOLUME DA ESFERA COM ARQUIMEDES. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/108. Acesso em: 22 dic. 2024.