HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO: SOBRE A COMPREENSÃO DO VOLUME DA ESFERA COM ARQUIMEDES
Palabras clave:
Volume, Esfera, Geometria Espacial, História da Matemática no EnsinoResumen
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo construir junto aos alunos do ensino médio o fato de que o volume da esfera depende única e exclusivamente da medida do seu raio, usando a História da Matemática como um recurso metodológico. Tendo em vista que a formalização deste resultado é pouco explorada pelos professores da educação básica, as contribuições de Arquimedes são levadas para a sala de aula com o intuito de facilitar o ensino e a aprendizagem deste tópico. Acreditamos que a metodologia escolhida permite aumentar o capital cultural e matemático dos alunos e dos professores, além de apontar para outras a relações envolvendo diferentes conteúdos Matemáticos diferentes da geometria.
Descargas
Citas
CHAQUIAM, M. Histórias e Matemáticas em sala de aula, contextos textos e atividades. Série História da Matemática no Ensino da Matemática. Vol.2. São Paulo: LF Editorial, 2023.
DANTE, L. R e VIANA, F. Matemática em Contextos. São Paulo: Ática, 1ª Edição, 2020.
SILVA, E. M. da, SAITO, O. H., & MATTOS, S. G. de. Determinando o volume do Sólido de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) por meio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(2), 044–061, 2019.
SIMMONS, G. F.Cálculo com Geometria Analítica. New York: Pearson, 1ª Edição, 1993.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 36 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel Felipe Neves Martins, Diego Tranjan Viug, Raphael Martins Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.