HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO: SOBRE A COMPREENSÃO DO VOLUME DA ESFERA COM ARQUIMEDES
Keywords:
Volume, Esfera, Geometria Espacial, História da Matemática no EnsinoAbstract
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo construir junto aos alunos do ensino médio o fato de que o volume da esfera depende única e exclusivamente da medida do seu raio, usando a História da Matemática como um recurso metodológico. Tendo em vista que a formalização deste resultado é pouco explorada pelos professores da educação básica, as contribuições de Arquimedes são levadas para a sala de aula com o intuito de facilitar o ensino e a aprendizagem deste tópico. Acreditamos que a metodologia escolhida permite aumentar o capital cultural e matemático dos alunos e dos professores, além de apontar para outras a relações envolvendo diferentes conteúdos Matemáticos diferentes da geometria.
Downloads
References
CHAQUIAM, M. Histórias e Matemáticas em sala de aula, contextos textos e atividades. Série História da Matemática no Ensino da Matemática. Vol.2. São Paulo: LF Editorial, 2023.
DANTE, L. R e VIANA, F. Matemática em Contextos. São Paulo: Ática, 1ª Edição, 2020.
SILVA, E. M. da, SAITO, O. H., & MATTOS, S. G. de. Determinando o volume do Sólido de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) por meio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(2), 044–061, 2019.
SIMMONS, G. F.Cálculo com Geometria Analítica. New York: Pearson, 1ª Edição, 1993.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 36 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Daniel Felipe Neves Martins, Diego Tranjan Viug, Raphael Martins Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.